O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?

Autores

  • Albert Alan de Sousa Cordeiro Universidade Federal do Amapá
  • Sônia Maria da Silva Araújo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401

Palavras-chave:

Capoeira. Decolonialidade. Pedagogia Decolonial.

Resumo

Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da Capoeira, e discutimos como estas se configuram numa pedagogia decolonial, materializada em processos formativos contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de Capoeira. Durante cinco meses acompanhamos este professor, metodologicamente usando a observação participante na qual aplicamos também entrevista semiestruturada com seus alunos. Os resultados demonstraram que o jogo da Capoeira, fortemente assentado em uma cosmogonia africana, o que edifica um sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizarem o racismo, as diferenças culturais, e as desigualdades sociais, resultando na operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Pedagogo, docente da Universidade Federal do Amapá, colegado de Pedagogia/Campus Santana. Doutorando em Educação - PPGED/Universidade Federal do Pará

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (USP-2002) professora Associada IV da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

11.04.2018

Como Citar

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 45, p. 137–154, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n45.8401. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8401. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação