Aprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.10779

Palavras-chave:

Associações, Empoderamento, Mulheres, Vivências

Resumo

O estudo em tela insere-se numa perspectiva atual e importante de análise da realidade feminina no Brasil. Ao entender as vivências das mulheres de uma associação na Amazônia mato-grossense como protagonistas de suas vidas, a pesquisa aborda um tema de relevância no contexto da academia e também para a instrumentalização e a avaliação de políticas públicas na área. Este artigo, que aborda a participação das mulheres em associações como elemento para o empoderamento social, está apoiado em pesquisa empírica. A produção dos dados adveio de grupos focais. A Associação de Mulheres “Cantinho da Amazônia” está localizada na Amazônia mato-grossense, na região do arco do desmatamento, mais precisamente no assentamento “Vale do Amanhecer”, a 14 km da sede do município de Juruena, pertencente ao estado de Mato Grosso. O enfoque teórico proposto permite uma articulação entre as propostas de uma educação não formal, as vivências e práticas que alteram o coletivo da comunidade e os efeitos na vida das mulheres, sob a perspectiva do empoderamento. À luz das análises, constatou-se que as ações da associação por si só não levam ao empoderamento; contudo, elas possibilitam momentos que podem ser pontes para que os sujeitos desenvolvam habilidades para se fortalecerem e se conscientizarem coletivamente.

 

 

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Biografias Autor

Katiane Vargens de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Ensino pela Univates-RS. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Juína.

Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Taquari -UNIVATES, professora do curso de História, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino. Coordenadora do Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da UNIVATES. 

Marcos Rogério Kreutz, Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (UNIVATES)

Bolsista Pós-Doc (CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari. Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Unviersidade do Vale do Taquari. Mestre em Ambiente e Desenvolvimento. Graduado em História e Letras. Pesquisador, professor e escritor. 

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

OLIVEIRA, Katiane Vargens de; MACHADO, Neli Teresinha Galarce; KREUTZ, Marcos Rogério. Aprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e10779, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.10779. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10779. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos