As mídias digitais na pré-escola: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13436

Palavras-chave:

Cibercultura, Educação básica, Infância.

Resumo

O artigo defende que a pré-escola se aproxime das inclinações e oportunidades intrínsecas às mídias digitais. O objetivo é analisar se intentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) corroboram com esse movimento aproximativo. Para isso, num movimento reflexivo discute-se sobre as ‘competências gerais’, os ‘direitos de aprendizagem e desenvolvimento’ e os ‘campos de experiências’ definidos na BNCC, com intuito de perceber possíveis aproximações entre a Educação Infantil (EI) e o contexto das mídias digitais. Constata-se que há uma relação paradoxal na BNCC entre aquilo que as competências gerais recomendam acerca das mídias digitais para toda a Educação Básica e aquilo que é proposto na própria base nacional, especificamente, para a EI. Paradoxos nesse sentido só fortalecem ainda mais o distanciamento existente entre a pré-escola e as mídias digitais em suas oportunidades e inclinações. Com isso, conclui-se que um movimento de aproximação entre pré-escola e mídias digitais demanda esforços investigativos que contraponham o distanciamento que ainda persiste na contemporaneidade.

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Biografias Autor

Jonathas Fontes Santos, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação - UNIT, especialista em Mídias na Educação - UFPE. É professor de Educação Básica da Escola Sesc em Sergipe, com atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Isabella Silva dos Santos, Universidade Tiradentes

Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (2019). Especialização em Análise e elaboração de material didáticos de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Letras espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Professora da rede estadual de ensino, vinculada à Secretaria de Estado de Educação - SEED-SE, atuando como professora de espanhol no ensino médio. Possui certificação Nível 2 nas ferramentas da G Suite for Education e membro do grupo de pesquisa Educação Tecnologia da Educação e Cibercultura ‘(GETIC/UNIT/CNPq).

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

SANTOS, Jonathas Fontes; PORTO, Cristiane de Magalhães; SANTOS, Isabella Silva dos. As mídias digitais na pré-escola: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e13436, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.13436. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13436. Acesso em: 13 ago. 2024.

Edição

Secção

Artigos