Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14014

Palavras-chave:

Estudos da Infância, Pesquisa com Bebês, Teatro com Bebês, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos contemporâneos no campo da infância, tendo como recorte central a pesquisa com bebês. Conceitualmente, assumimos por bebês o desenho estabelecido nas legislações e na área acadêmica que envolve a primeira infância, ou seja, do nascimento até 36 meses. O trabalho situou-se na interface das vivências dos bebês e suas enunciações, possibilitadas pelas atividades cênicas que assumimos e denominamos como teatro com bebês, que consistiu na oferta de um ambiente pensado para recebê-los, criando uma situação social em que se potencializaram suas atividades criadoras. Metodologicamente, a pesquisa com os bebês foi feita no espaço da educação infantil da Escola Nossa, em Niterói, Rio de Janeiro. Como principais conclusões mencionamos a potência que o teatro com bebês promove quando em interação com os adereços cênicos; suas enunciações enquanto, ao mesmo tempo, atores e plateia a partir da oferta cênica vinculada diretamente ao ato de brincar apresentam acontecimentos irrepetíveis e portadores de vivências que possibilitam seus protagonismos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduado em Geografia. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal Fluminense.

Luiz Miguel Pereira, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro/ Professor de Ensino Superior

Doutor em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do  Grupo de estudos e pesquisas em Geografia da infância/Universidade Federal Fluminense.

Referências

AMARAL, A. M. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. 3a ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

AMORIN, Marília. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho, 2002.

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. (Org. J. Guisburg, Silvia Fernandes Telesi e Antônio Mercado Neto) São Paulo: Perspectiva. 2004.

______. O teatro e seu duplo. São Paulo: Editora Max Limonad Ltda., 1987.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo. Martins Fontes, 2006.

______. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

______. Questões de Literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2014.

BARBOSA, M. C. S.; FOCHI, P. S. O teatro e os bebês: trajetórias possíveis para uma Pedagogia com crianças pequenas. Espaços da Escola. Editora Unijuí. Ano 21, nº 69 Jan./Jun. 2011. p. 29-38.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras estéticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1967.

FRABETTI, Roberto. A arte na formação de professores de crianças de todas as idades: o teatro é um conto vivo. Pro-Posições. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, v. 22, mar 2011.

FICHTNER, Bernard. Instrumento – signo – mímeses o potencial de “representações simbólicas” na perspectiva da teoria histórico-cultural In: SILVA, Léa Stahlschmidt Pinto; LOPES, Jader Janer Moreira. Diálogos de pesquisas sobre crianças e infâncias. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2010.

GASSNER, John. Mestres do Teatro I. Trad. e org. Alberto Guzik e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Coleção Estudos)

GERALDI, Joao Wanderley. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: Estudos de Gêneros do Discurso – GEGe-UFSCar. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p 19-39.

______. A aula como acontecimento. In: GERALDI, Joao Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. Org. Denis Bablet. Perspectiva, 2008.

LERMAN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. Cosac Naify, 2007.

LOPES, Jader Janer Moreira; MELLO, Marisol Barenco de. Autorias infantis: processos intermodais de criação. In: ARAÚJO, Vania Carvalho (org.). Infâncias e educação infantil em foco. Curitiba, PR: CRV, 2017.

______. Quando perdemos a confiança na linguagem? Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf. Vitória, ES, v. 1, n. 5, jan./jun. 2017. p. 15-30.

PAVIS, Pavis. Dicionário de Teatro. Trad. de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEREIRA, Luiz Miguel. Teatro com bebês, estreia de olhares. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Niterói. 2014.

______. Teatro com bebês, enunciações e vivências: encontros da arte com a vida. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo. 2010.

______. Obras Escogidas. Tomo IV: Psicología Infantil. Madri: Machado Libros, 2006.

______. Psicologia da arte. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. Imaginação e criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Trad. Zoia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, UFRJ- COPPE. Rio de Janeiro, Jun., 2008.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaievich. A construção do enunciado e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Publicado

2019-09-30

Como Citar

MOREIRA LOPES, Jader Janer; MIGUEL PEREIRA, Luiz. Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14014, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14014. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias