Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14014

Palavras-chave:

Estudos da Infância, Pesquisa com Bebês, Teatro com Bebês, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os estudos contemporâneos no campo da infância, tendo como recorte central a pesquisa com bebês. Conceitualmente, assumimos por bebês o desenho estabelecido nas legislações e na área acadêmica que envolve a primeira infância, ou seja, do nascimento até 36 meses. O trabalho situou-se na interface das vivências dos bebês e suas enunciações, possibilitadas pelas atividades cênicas que assumimos e denominamos como teatro com bebês, que consistiu na oferta de um ambiente pensado para recebê-los, criando uma situação social em que se potencializaram suas atividades criadoras. Metodologicamente, a pesquisa com os bebês foi feita no espaço da educação infantil da Escola Nossa, em Niterói, Rio de Janeiro. Como principais conclusões mencionamos a potência que o teatro com bebês promove quando em interação com os adereços cênicos; suas enunciações enquanto, ao mesmo tempo, atores e plateia a partir da oferta cênica vinculada diretamente ao ato de brincar apresentam acontecimentos irrepetíveis e portadores de vivências que possibilitam seus protagonismos. 

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Biografias Autor

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduado em Geografia. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal Fluminense.

Luiz Miguel Pereira, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro/ Professor de Ensino Superior

Doutor em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do  Grupo de estudos e pesquisas em Geografia da infância/Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

MOREIRA LOPES, Jader Janer; MIGUEL PEREIRA, Luiz. Teatro com bebês: narrando vivências na Educação Infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14014, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14014. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias