Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970

Autores

  • Maria da Glória Marcondes Gohn UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1535

Palavras-chave:

Educação. Lutas pela educação. Movimentos Sociais.

Resumo

Neste trabalho, busca-se apresentar parte dos resultados de uma pesquisa sobre lutas e movimentos pela educação no Brasil de 1970 até a atualidade. Para isso, está construído com foco em duplo movimento. No primeiro, faz-se um mapeamento histórico das lutas e movimentos pela educação, formal e não-formal no Brasil, pós- 1970. No segundo, focaliza-se um dos sujeitos da educação – os profissionais da escola básica, atuando via sindical ou não. Neste artigo, analisa-se uma das várias possibilidades de manifestação de um movimento social – aquela que luta pela educação. No mapeamento histórico das lutas e movimentos pela educação no Brasil, destaca-se principalmente a luta dos professores e de outros profissionais da educação da rede pública ocorrida em São Paulo, a partir de 1970, de acordo com momentos da conjuntura política brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria da Glória Marcondes Gohn, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Publicado

2009-07-31

Como Citar

GOHN, Maria da Glória Marcondes. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–38, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1535. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1535. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Secção

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
Views
  • Resumo 1150
  • PDF (Português (Brasil)) 3041