Educação Digital no ensino superior em Portugal em contexto de reclusão: o campus virtual Educonline@pris

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.16256

Palavras-chave:

Educação Digital, Ensino Superior, Presídios, Campus Virtual

Resumo

A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação, sendo que esta deve ser adequada às exigências das novas configurações da sociedade contemporânea em rede e neste contexto a educação digital pode permitir alcançar estes objetivos. Em Portugal, e no âmbito de um protocolo assinado entre a Universidade Aberta (UAb) e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a ser desenvolvido um projeto-piloto inovador, o Campus Virtual educonline@pris, que tem como principal objetivo promover a educação e a formação em presídios em Portugal. É precisamente, o funcionamento desse Campus Virtual, potencialidades e limitações que pretendemos avaliar, a partir da análise qualitativa das perceções e narrativas de dez estudantes reclusos da UAb. Os resultados revelam, por um lado, que a implementação do Campus teve um impacto muito positivo nos processos pedagógicos desenvolvidos na plataforma de eLearning, quer no acesso online aos recursos digitais e e-atividades de aprendizagem, quer no que diz respeito à possibilidade de aceder às diferentes modalidades de avaliação. Por outro, são destacados os constrangimentos associados à fraca cobertura da rede de internet e as limitações relacionadas com a impossibilidade de comunicar nas salas de aula virtuais com os professores e estudantes da turma, e também a impossibilidade de aceder aos recursos ligados a links externos à plataforma digital, devido às restrições de acesso.

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Biografias Autor

Séfora Silva, Universidade Aberta

Doutoranda em Ciências da Educação - Especialidade em Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos, Universidade de Coimbra
Coordenadora de Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta

Investigadora da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local, Universidade Aberta.

José António Moreira, Universidade Aberta

Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta

Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal.

Luís Alcoforado, Universidade Aberta

Professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade Aberta

Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

SILVA, Séfora; MOREIRA, José António; ALCOFORADO, Luís. Educação Digital no ensino superior em Portugal em contexto de reclusão: o campus virtual Educonline@pris. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e16256, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.16256. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16256. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade