Desafios e estratégias de um grupo de educadoras de escola pública durante o período de ensino remoto na Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23600Palavras-chave:
Educadores, Educação Pública, Ensino Remoto, Prática Pedagógica.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou entender quais os principais desafios enfrentados por um grupo de educadoras durante a pandemia de COVID-19, bem como identificar as estratégias pedagógicas exploradas, no período de ensino remoto, para viabilizar os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, em Canoas/RS. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório, no formato de estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com as docentes titulares das quatro turmas de quarto ano da instituição. Os dados foram interpretados com base na técnica de Análise de Conteúdo, emergindo quatro categorias. As categorias ‘falta de acesso à educação’ e ‘mediação pedagógica em tempos de distanciamento social’ expressam os maiores desafios encontrados pelas educadoras durante as aulas remotas. As categorias ‘busca pela interação e manutenção de vínculos’ e ‘trabalho colaborativo’ denotam as estratégias pedagógicas utilizadas pelas entrevistadas para enfrentar as dificuldades desse período. Os resultados também evidenciam a necessidade de políticas públicas que busquem auxiliar no desenvolvimento de práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade e atenuem os déficits de aprendizagem acumulados após o período de aulas remotas.
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