A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2381Palavras-chave:
Educação. Transdisciplinaridade. Amorosidade. Formação de professores.Resumo
Vivemos tempos em que os sujeitos começam a se reconhecer como seres paradoxais, em processo de recriação constante. O entendimento de que tudo se liga a tudo, reciprocamente, numa rede relacional e interdependente, tem promovido o entendimento de que o indivíduo é um ser autônomo, mas ao mesmo tempo dependente amorosamente do outro, numa circularidade que o singulariza e distingue simultaneamente. A tecitura de um sujeito nesta perspectiva envolve articular diferentes fios de um processo de humanização que procura equacionar a fragmentação entre razão e emoção, com o objetivo de formar um ser integral portador de novos sentidos subjetivos. Isso passa por um estado de aprendizagens intensificadamente cooperativo, solidário e amoroso. Como ressalva Morin (2002), é necessário desenvolver uma consciência amorosa pensada como parte importante de uma consciência, capaz de ajudar os sujeitos à auto-organizaremse, transformando-se continuamente, estimulando-se a formação de sentidos subjetivos capazes de potencializar a amorosidade no espaço educacional. Essa maneira de conceber o sujeito, concretiza a visão de complexidade defendida por Morin (2001), pois considera as articulações, as interconexões, as ligações, que materializam aquilo que é tecido junto.Downloads
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Publicado
2012-06-29
Como Citar
OLIVEIRA MAGALHÃES, Solange Martins. A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 145–162, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.2381. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2381. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Secção
Artigos