n. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições

Eccos N. 27
(jan./abr. 2012)
Publicado: 29.06.2012

Editorial

  • Educação e arte – exame crítico e proposições

    Carlos Bauer, Antônio Joaquim Severino
    11-13
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3584

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições

  • A cultura e a educação amazônica na arte dos brinquedos de miriti

    Claudete do Socorro Quaresma da Silva, Nazaré Cristina Carvalho
    17-32
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3521
  • Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte

    Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Marcus Vinicius Maltempi
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484
  • Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação

    Marcilio de Souza Vieira
    55-65
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3477
  • História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil

    Wilson Lemos Júnior
    67-80
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3443
  • Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática

    Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
    81-95
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498
  • Implicações de um acervo de arte, virtual e universitário

    Ana Beatriz Barroso
    97-112
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3535
  • A função pedagógica da arte na formação de educadores

    Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Margarete Bertollo Boccia
    113-128
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3565

Artigos

  • "O tornas-te o que tu és": sua correspondência no educar-se a si mesmo

    Maria dos Remédios de Brito
    131-143
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2295
  • A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional

    Solange Martins Oliveira Magalhães
    145-162
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2381
  • Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais

    Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
    163-173
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2604
  • Memórias docentes: percepção e valoração de um tempo/espaço pretérito

    Ivan Fortunato, Solange Lima-Guimarães
    175-189
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2732
  • A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

    Elvira Cristina Martins Tassoni
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3383

Resenhas

  • Educação e ensino na obra de Marx e Engels, de José Claudinei Lombardi

    Rodrigo Sarruge Molina
    213-215
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3367
  • Educação, trabalho, formação e subjetividade, de Elaine Dal Mas Dias, Ivanise Monfredini e Rosemary Roggero

    Maria Elizabet Lautert de Souza
    216-222
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3466
  • Os papéis assumidos pelos diretores de escola, de Margarete Bertolo Boccia

    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    223-226
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3450
  • Filosofia na formação universitária, de Antônio Joaquim Severino

    Jaqueline Sliva dos Santos
    227-229
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3446