A cultura e a educação amazônica na arte dos brinquedos de miriti

Autores

  • Claudete do Socorro Quaresma da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Nazaré Cristina Carvalho Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3521

Palavras-chave:

brinquedos de miriti. arte. cultura e educação Amazônica.

Resumo

: O presente trabalho versa sobre o brinquedo de miriti, um artesanato secular, tipicamente amazônico por conter em suas formas elementos representativo do cotidiano ribeirinho. Apresenta as interfaces deste patrimônio imaterial e cultural do Estado do Pará com a cultura e a educação amazônica. Enfatiza os brinquedos de miriti como face da cultura amazônica que trazem em seu processo de feitura saberes e fazeres que há gerações se perpetua na região através da oralidade e da observação. A cidade de Abaetetuba, no Estado do Pará, é o principal polo de confecção deste brinquedo. Este bem cultural tem presença marcante desde os primórdios na maior festividade religiosa do Brasil, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, capital do Pará. Por fim, assinala que os artesãos do brinquedo de miriti com sua habilidade artística e sua forma singular de ensinar constroem a educação na região Amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete do Socorro Quaresma da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em educação pela UEPA, linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Bacharel e licenciada em História pela UFPA. Especialista em História da Amazônia – UFPA e Gestão Escolar – UEPA. Integrante dos grupos de Pesquisa: Culturas e Memórias Amazônicas; História da Educação na Amazônia. Participante dos projetos de pesquisa em andamento: Diálogos de saberes: processos educativos não escolares e práticas docentes e Sentidos da Cultura: Temas teóricos e enfoques. Há 21 anos é docente no ensino fundamental e médio na rede pública estadual lecionando as disciplinas História e Estudos Amazônicos. Tem experiência em gestão escolar. Atua nos seguintes temas: educação,cultura, trabalho, e cidadania. http://lattes.cnpq.br/1459920630595914

Nazaré Cristina Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1980), graduação em Ciências Sociais pela União das Escolas Supariores do Pará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e Doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho (2006). É professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, integrando a Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e Cultura, atuando com os seguintes temas: infância, jogos, brincadeiras, ludicidade, cultura, imaginário social, mitos, corporeidade e motricidade humana. É técnica da Secretaria de Estado de Educação do Pará. http://lattes.cnpq.br/341983705696928

Downloads

Publicado

28.06.2012

Como Citar

SILVA, Claudete do Socorro Quaresma da; CARVALHO, Nazaré Cristina. A cultura e a educação amazônica na arte dos brinquedos de miriti. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 17–32, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3521. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3521. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições