Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade de São Caetano do Sul
  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Educação

Resumo

Após décadas de rejeição por parte dos educadores, no final dos anos 1990 as histórias em quadrinhos começaram a conquistar seu espaço nas salas de aula brasileiras. No entanto, apesar dos avanços conseguidos, ainda é preciso adequar as aplicações possíveis deste produto cultural às necessidades do processo de aprendizado. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo fomentar e nortear o uso apropriado das narrativas sequenciais nas práticas educativas, discutindo os possíveis caminhos para sua implementação.

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Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Universidade de São Caetano do Sul

Jornalista, com doutorado e pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP. Vice coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP; Professor da Escola de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, ECA/USP

Professor Títular no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP

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Publicado

29.06.2012

Como Citar

SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 81–95, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3498. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3498. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições