Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3477

Palavras-chave:

Educação

Resumo

A dança como forma de conhecimento, enquanto uma educação do sensível transforma e é transformada no seio escolar, como uma das vias de educação do corpo criador e crítico. É papel da escola transformá-la num processo educativo que favoreça possibilidades e oportunidades do aluno de apreciá-la, contextualizá-la e vivenciá-la no espaço escolar. Nos últimos tempos torna-se intrínseca a relação entre o conhecimento da dança na Arte, na Educação Física, na História, na Geografia, na Biologia, enfim, nas diversas áreas do conhecimento da Educação Básica como também nos diversos Temas Transversais que abarcam a dança como proposição. Este texto propõe-se sugerir indicativos para a construção de propostas transdisciplinares na área da dança, bem como refletir como a dança pode contribuir para as diversas áreas do conhecimento da Educação Básica. Tal trabalho tem como abordagem metodológica a análise de conteúdos. Palavras-chave: Dança. Transdisciplinaridade. Educação.

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Biografia do Autor

Marcilio de Souza Vieira, UFRN

Professor Doutor em Educação pela UFRN, Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento.

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Publicado

28.06.2012

Como Citar

VIEIRA, Marcilio de Souza. Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 55–65, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3477. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3477. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições