A função pedagógica da arte na formação de educadores

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Margarete Bertollo Boccia

Resumo


O presente texto sistematiza uma experiência de formação de educadores em serviço ancorada na função pedagógica da arte, cujos momentos de formação partiram de reflexões suscitadas pelas telas de Tarsila do Amaral e de Candido Portinari. Em primeiro lugar, se expõe os fundamentos teóricos que sustentaram as discussões. Em seguida, apresenta uma breve caracterização da escola e descrição das reuniões cujos objetivos permeavam as discussões de valores e de atitudes presentes no trabalho dos profissionais que ali atuavam, além das reflexões sobre a rotina escolar, de modo a possibilitar o estabelecimento de acordos sobre modos e práticas. Por fim, apresenta o relato da experiência ocorrida nas reuniões, bem como uma análise dos movimentos que ela suscitou.

Palavras-chave


formação de educadores; arte-educação; escola pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



EccoS – Revista Científica

e-ISSN: 1983-9278
ISSN: 1517-1949
www.revistaeccos.org.br

EccoS – Revista Científica ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional