A função pedagógica da arte na formação de educadores

Autores

  • Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti Universidade Nove de Julho
  • Margarete Bertollo Boccia UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3565

Palavras-chave:

formação de educadores, arte-educação, escola pública.

Resumo

O presente texto sistematiza uma experiência de formação de educadores em serviço ancorada na função pedagógica da arte, cujos momentos de formação partiram de reflexões suscitadas pelas telas de Tarsila do Amaral e de Candido Portinari. Em primeiro lugar, se expõe os fundamentos teóricos que sustentaram as discussões. Em seguida, apresenta uma breve caracterização da escola e descrição das reuniões cujos objetivos permeavam as discussões de valores e de atitudes presentes no trabalho dos profissionais que ali atuavam, além das reflexões sobre a rotina escolar, de modo a possibilitar o estabelecimento de acordos sobre modos e práticas. Por fim, apresenta o relato da experiência ocorrida nas reuniões, bem como uma análise dos movimentos que ela suscitou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Universidade Nove de Julho

Doutora em História da Educação. Professora do PPGE e do PROGEPE-UNINOVE

Margarete Bertollo Boccia, UNINOVE

Doutorando pelo PPGE-UNINOVE. Coordenadora do curso de Pedagogia da mesma IES.

Downloads

Publicado

29.06.2012

Como Citar

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Aparecida; BOCCIA, Margarete Bertollo. A função pedagógica da arte na formação de educadores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 113–128, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3565. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3565. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições