A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3383Resumo
Esse artigo apresenta um estudo que explorou as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de observações nas classes do 1º ao 5º ano, buscou-se identificar as atividades de leitura e escrita propostas pelos professores, com o intuito de apresentar que tipo de situações de uso de linguagem são mais frequentes em sala de aula. Com base nas observações de campo, realizaram-se entrevistas com parte dos alunos de cada uma das classes com o objetivo de coletar informações sobre como percebiam as atividades realizadas. A análise dos dados coletados confirma uma concepção de ensino da leitura e escrita que introduz o uso de textos apenas depois que os alunos estão alfabetizados. Os alunos, por sua vez, se mostram disponíveis, sensíveis e abertos para as atividades propostas, independentemente do nível de reflexão que elas proporcionavam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29.06.2012
Como Citar
MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 191–209, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3383. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos