A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

Autores

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3383

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo que explorou as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de observações nas classes do 1º ao 5º ano, buscou-se identificar as atividades de leitura e escrita propostas pelos professores, com o intuito de apresentar que tipo de situações de uso de linguagem são mais frequentes em sala de aula. Com base nas observações de campo, realizaram-se entrevistas com parte dos alunos de cada uma das classes com o objetivo de coletar informações sobre como percebiam as atividades realizadas. A análise dos dados coletados confirma uma concepção de ensino da leitura e escrita que introduz o uso de textos apenas depois que os alunos estão alfabetizados. Os alunos, por sua vez, se mostram disponíveis, sensíveis e abertos para as atividades propostas, independentemente do nível de reflexão que elas proporcionavam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Pesquisadora na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente

Publicado

2012-06-29

Como Citar

MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 191–209, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3383. Acesso em: 22 dez. 2024.