A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

Autores/as

  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3383

Resumen

Esse artigo apresenta um estudo que explorou as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de observações nas classes do 1º ao 5º ano, buscou-se identificar as atividades de leitura e escrita propostas pelos professores, com o intuito de apresentar que tipo de situações de uso de linguagem são mais frequentes em sala de aula. Com base nas observações de campo, realizaram-se entrevistas com parte dos alunos de cada uma das classes com o objetivo de coletar informações sobre como percebiam as atividades realizadas. A análise dos dados coletados confirma uma concepção de ensino da leitura e escrita que introduz o uso de textos apenas depois que os alunos estão alfabetizados. Os alunos, por sua vez, se mostram disponíveis, sensíveis e abertos para as atividades propostas, independentemente do nível de reflexão que elas proporcionavam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Pesquisadora na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Membro do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente

Publicado

2012-06-29

Cómo citar

MARTINS TASSONI, Elvira Cristina. A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 191–209, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3383. Acesso em: 18 jul. 2024.