Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484Palavras-chave:
Fractal. Ensino de Matemática. Padrões Visuais.Resumo
Nesse artigo, que tem por objetivo apresentar o conceito de Padrão Fractal e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, com ênfase em aspectos visuais e artísticos, discutimos a ideia de que tanto a Matemática quanto a Arte estão atreladas às atividades humanas com manifestações oriundas da inteligência, dos anseios, das ideias e das necessidades de expressão. Essas formas de expressão nos remetem ao dinamismo, rigor, criatividade, estética, harmonia, simetria e a muitos outros conceitos que estão presentes na Arte, na Matemática e nos Padrões Fractais. Todos os Padrões Fractais possuem as propriedades autossimilaridade e complexidade infinita que são visuais e proporcionam a sensação de surpresa e a contemplação da estética nas regularidades presentes na aparente irregularidade desses padrões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28.06.2012
Como Citar
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 33–53, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3484. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições