Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484Palavras-chave:
Fractal. Ensino de Matemática. Padrões Visuais.Resumo
Nesse artigo, que tem por objetivo apresentar o conceito de Padrão Fractal e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, com ênfase em aspectos visuais e artísticos, discutimos a ideia de que tanto a Matemática quanto a Arte estão atreladas às atividades humanas com manifestações oriundas da inteligência, dos anseios, das ideias e das necessidades de expressão. Essas formas de expressão nos remetem ao dinamismo, rigor, criatividade, estética, harmonia, simetria e a muitos outros conceitos que estão presentes na Arte, na Matemática e nos Padrões Fractais. Todos os Padrões Fractais possuem as propriedades autossimilaridade e complexidade infinita que são visuais e proporcionam a sensação de surpresa e a contemplação da estética nas regularidades presentes na aparente irregularidade desses padrões.Downloads
Downloads
Publicado
28.06.2012
Como Citar
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 33–53, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3484. Acesso em: 18 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições
Tatiana Machado Resende Guedes, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria (2024)
Aprendizagem Interdisciplinar por meio da construção de Padrões Fractais com Tecnologias Digitais. REMATEC, 19(47), e2024022.10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024022.id626
Andrés F. Arias-Alfonso, Camilo A. Franco (2021)
The Creative Act in the Dialogue between Art and Mathematics. Mathematics, 9(13), 1517.10.3390/math9131517
Visualizações
- Resumo 324
- PDF 1046