Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte

Autores/as

  • Rejane Waiandt Schuwartz Faria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcus Vinicius Maltempi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484

Palabras clave:

Fractal. Ensino de Matemática. Padrões Visuais.

Resumen

Nesse artigo, que tem por objetivo apresentar o conceito de Padrão Fractal e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, com ênfase em aspectos visuais e artísticos, discutimos a ideia de que tanto a Matemática quanto a Arte estão atreladas às atividades humanas com manifestações oriundas da inteligência, dos anseios, das ideias e das necessidades de expressão. Essas formas de expressão nos remetem ao dinamismo, rigor, criatividade, estética, harmonia, simetria e a muitos outros conceitos que estão presentes na Arte, na Matemática e nos Padrões Fractais. Todos os Padrões Fractais possuem as propriedades autossimilaridade e complexidade infinita que são visuais e proporcionam a sensação de surpresa e a contemplação da estética nas regularidades presentes na aparente irregularidade desses padrões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense (2009). Atualmente é mestranda em Educação Matemática (UNESP- Rio Claro), orientada pelo professor Dr. Marcus Vinicius Maltempi. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (1991), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1995), doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP (2000), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá), e pós-doutorado pela Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNESP de Rio Claro. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase em Educação Matemática. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos de doutorado e mestrado.

Publicado

2012-06-28

Cómo citar

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 33–53, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3484. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições