Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz Faria Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Marcus Vinicius Maltempi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484

Palavras-chave:

Fractal. Ensino de Matemática. Padrões Visuais.

Resumo

Nesse artigo, que tem por objetivo apresentar o conceito de Padrão Fractal e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, com ênfase em aspectos visuais e artísticos, discutimos a ideia de que tanto a Matemática quanto a Arte estão atreladas às atividades humanas com manifestações oriundas da inteligência, dos anseios, das ideias e das necessidades de expressão. Essas formas de expressão nos remetem ao dinamismo, rigor, criatividade, estética, harmonia, simetria e a muitos outros conceitos que estão presentes na Arte, na Matemática e nos Padrões Fractais. Todos os Padrões Fractais possuem as propriedades autossimilaridade e complexidade infinita que são visuais e proporcionam a sensação de surpresa e a contemplação da estética nas regularidades presentes na aparente irregularidade desses padrões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense (2009). Atualmente é mestranda em Educação Matemática (UNESP- Rio Claro), orientada pelo professor Dr. Marcus Vinicius Maltempi. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela UNESP (1991), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP (1995), doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UNICAMP (2000), tendo realizado parte do doutoramento na Universidade de Toronto (Canadá), e pós-doutorado pela Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNESP de Rio Claro. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase em Educação Matemática. Publicou artigos em periódicos especializados e vários trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados e várias produções técnicas. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso nas áreas de Educação Matemática e Ciência da Computação. Atualmente orienta alunos de doutorado e mestrado.

Publicado

2012-06-28

Como Citar

FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 33–53, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3484. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3484. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições