No. 27: Educação e arte – exame crítico e proposições

Eccos N. 27
(jan./abr. 2012)
Published: 2012-06-29

Editor's note

  • Educação e arte – exame crítico e proposições

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3584
    Carlos Bauer, Antônio Joaquim Severino
    11-13

Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições

  • A cultura e a educação amazônica na arte dos brinquedos de miriti

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3521
    Claudete do Socorro Quaresma da Silva, Nazaré Cristina Carvalho
    17-32
  • Padrões Fractais: Conectando Matemática e Arte

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3484
    Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Marcus Vinicius Maltempi
    33-53
  • Dança e a proposta da transdisciplinaridade na educação

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3477
    Marcilio de Souza Vieira
    55-65
  • História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3443
    Wilson Lemos Júnior
    67-80
  • Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3498
    Roberto Elísio dos Santos, Waldomiro de Castro Santos Vergueiro
    81-95
  • Implicações de um acervo de arte, virtual e universitário

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3535
    Ana Beatriz Barroso
    97-112
  • A função pedagógica da arte na formação de educadores

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3565
    Patricia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Margarete Bertollo Boccia
    113-128

Artigos

  • “THE BECOME WHO YOU ARE”: ITS RELATION WITH THE EDUCATION YOURSELF”

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2295
    Maria dos Remédios de Brito
    131-143
  • A formação de sentidos subjetivos potencializadores da amorosidade no espaço educacional

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2381
    Solange Martins Oliveira Magalhães
    145-162
  • Questionamentos dos estudantes do ensino fundamental I sobre funções vitais de animais

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2604
    Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano
    163-173
  • Memórias docentes: percepção e valoração de um tempo/espaço pretérito

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2732
    Ivan Fortunato, Solange Lima-Guimarães
    175-189
  • A leitura e a escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a prática docente a partir da voz dos alunos

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3383
    Elvira Cristina Martins Tassoni
    191-209

Resenhas

  • Educação e ensino na obra de Marx e Engels, de José Claudinei Lombardi

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3367
    Rodrigo Sarruge Molina
    213-215
  • Educação, trabalho, formação e subjetividade, de Elaine Dal Mas Dias, Ivanise Monfredini e Rosemary Roggero

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3466
    Maria Elizabet Lautert de Souza
    216-222
  • Os papéis assumidos pelos diretores de escola, de Margarete Bertolo Boccia

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3450
    Ligia de Carvalho Abões Vercelli
    223-226
  • Filosofia na formação universitária, de Antônio Joaquim Severino

    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3446
    Jaqueline Sliva dos Santos
    227-229