Conhecendo e ensinando a África com Amadou Hampâté Bâ:
os movimentos de uma reconexão ancestral africana
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25182Palavras-chave:
história da África, cultura africana, tradições africanas, literatura africanaResumo
Este artigo aborda a temática de ensino de História e Cultura Africanas. Ele é fruto de reflexões posteriores à tese de doutorado intitulada “As Áfricas em sala de aula: possibilidades de viagens a partir do cinema africano” (2019). Os desdobramentos da tese levaram à busca de novas possibilidades de abordagem de temáticas africanas, entendendo a formação docente como um pré-requisito importante. Ao longo deste texto, enfatiza-se a necessidade de uma abordagem didática de ensino da África alinhada com a perspectiva africana e a importância de realizar certos movimentos condizentes com tal perspectiva. O autor africano Amadou Hampâté Bâ e sua obra são trazidos para a conversa a título de ilustração e de orientação. O texto é organizado em quatro partes, incluindo a introdução, e se encerra com breves considerações finais. A introdução contextualiza a questão do ensino de História e Cultura Africanas. A segunda parte apresenta considerações iniciais sobre a abordagem didática pautada na Reconexão Ancestral Africana. A terceira traz um esboço biográfico do Amadou Hampâté Bâ. A quarta parte aborda argumentos a favor do uso das obras do referido autor para uma abordagem pertinente da África em salas de aula ou em qualquer outro espaço da educação básica em que exista a vontade de eleger a África como objeto de estudo.
Downloads
Referências
AMADOU, Hampâté Bâ. Amkoullel, o menino fula, 2a ed., São Paulo: Casa das Áfricas, 2008.
AMADOU, Hampâté Bâ. Contes initiatiques peuls. Paris: Stock, 1994.
AMADOU, Hampâté Bâ. Petit bodiel et autres contes de la savane. Paris: Stock, 1994.
AMADOU, Hampâté Bâ. Vie et enseignement de Tierno Bokar. Paris: Édition du Seuil, 1980.
AMADOU, Hampâté Bâ. A tradição viva. In: História geral da África, I: Metodologia e pré-história da África, 2.ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.
DIOP, Anta Cheikh. Nations nègres et culture. Paris: Édition Présence Africaine, 1979.
KPOHOLO, S.F.F. As Áfricas em sala de aulas: viagens a partir do cinema africano. Tese de doutorado. UFJF, março, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10846
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo, para uma nova cultura política. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sènakpon Fabrice Fidèle Kpoholo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.