As contribuições de John Dewey para implementação do design thinking na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25743

Palavras-chave:

metodologias ativas, teoria da experiência, experimentação

Resumo

Este artigo enfatiza a importância do aprimoramento da educação como um pilar essencial para o progresso e a inovação em qualquer sociedade. Para isso, destaca a teoria de John Dewey como um guia fundamental para uma abordagem pedagógica que prioriza a experiência como fonte central de aprendizado. Dewey sustentava a visão de que o conhecimento é ativamente construído por meio da interação do indivíduo com o seu entorno, alinhando-se com os princípios do Design Thinking, que emerge como uma metodologia transformadora que coloca o estudante no centro da solução, envolvendo-o ativamente no processo de ensino e de aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão narrativa de literatura, por meio da análise de obras que abordam Design Thinking e a Teoria da Experiência. A partir de uma reflexão, abre-se um leque de possibilidades para repensar e aprimorar as práticas pedagógicas, criando experiências de aprendizado mais alinhadas com as exigências do mundo contemporâneo. O artigo conclui enfatizando a importância de compreender o conceito de experiência segundo a perspectiva de John Dewey, destacando-a como elemento essencial para o processo de aprendizagem e como ponto de partida para a análise das potenciais transformações no contexto educacional.

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Biografias Autor

Josélia Galiciano Pedro, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2024). Mestre em Educação na Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2010). Graduada em Ciências Econômicas na Instituição Toledo de Ensino - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Presidente Prudente (1996). Especialista em Economia Empresarial na Universidade Estadual de Londrina - UEL (1999). Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias da Universidade do Oeste Paulista. Desde 02/2021; GPEOS - Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais, Desde 08/2004. Docente na Business School Unoeste - BSU, das disciplinas: Administração Financeira; Análise e Diagnóstico Financeiro; Custos e Estratégias de Precificação; Gestão Financeira de Capital e Projeto Integrador III. Docente do Núcleo de Ensino a Distância da Unoeste das disciplinas: Controle Financeiro; Planejamento Financeiro e Tópicos Especiais em Educação e Serviços de Apoio Escolar.

Sidinei de Oliveira Sousa , Universidade do Oeste Paulista

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Licenciado em Informática pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2010). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (2015). Atualmente é professor no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na Faculdade de Informática de Presidente Prudente Fipp/Unoeste e Faculdade de Medicina de Presidente Prudente Famepp/Unoeste. Atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoeste como Professor Permanente. Integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Tecnologias (vice-líder) e Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação (participante). Atua nas linhas de pesquisa de Metodologias Ativas em processos educativos na perspectiva deweyana; Utilização de Serious Games e Gamificação na educação; Blended Learning com foco na sala de aula invertida; Estratégias Ativas de aprendizagem com apoio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Educação Médica, Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics.

 

 

 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

PEDRO, Josélia Galiciano; SOUSA , Sidinei de Oliveira. As contribuições de John Dewey para implementação do design thinking na educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e25743, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.25743. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25743. Acesso em: 5 fev. 2025.
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