As contribuições de John Dewey para implementação do design thinking na educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25743Palavras-chave:
metodologias ativas, teoria da experiência, experimentaçãoResumo
Este artigo enfatiza a importância do aprimoramento da educação como um pilar essencial para o progresso e a inovação em qualquer sociedade. Para isso, destaca a teoria de John Dewey como um guia fundamental para uma abordagem pedagógica que prioriza a experiência como fonte central de aprendizado. Dewey sustentava a visão de que o conhecimento é ativamente construído por meio da interação do indivíduo com o seu entorno, alinhando-se com os princípios do Design Thinking, que emerge como uma metodologia transformadora que coloca o estudante no centro da solução, envolvendo-o ativamente no processo de ensino e de aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão narrativa de literatura, por meio da análise de obras que abordam Design Thinking e a Teoria da Experiência. A partir de uma reflexão, abre-se um leque de possibilidades para repensar e aprimorar as práticas pedagógicas, criando experiências de aprendizado mais alinhadas com as exigências do mundo contemporâneo. O artigo conclui enfatizando a importância de compreender o conceito de experiência segundo a perspectiva de John Dewey, destacando-a como elemento essencial para o processo de aprendizagem e como ponto de partida para a análise das potenciais transformações no contexto educacional.
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