A selva e a savana

a educação brasileira e os escritores africanos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26248

Palavras-chave:

África, Brasil, educação, literatura

Resumo

O presente artigo, parafraseando o título de um belo romance de Pepetela, A savana e a estepe, aborda a obra literária desse grande escritor angolano, como a de dois outros romancistas, também da África: Agualuza, de Angola e Mia Couto, de Moçambique. O trabalho estabelece uma conexão profunda entre arte e educação, especialmente entre literatura e educação, analisando a contemporânea produção romanesca contemporânea de autores africanos, com destaque daqueles que, de uma forma ou de outra, foram influenciados por grandes escritores brasileiros. Neste sentido, o conhecimento dessa literatura contribui para o cumprimento da Lei n.º 10.693/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da cultura e da história da África, na Educação Básica Brasileira.

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Biografia Autor

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Graduado em História, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1970) e Doutorado em Educação (1996), pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado), na Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisas Freirianas em Educação (GRUPEFREI). É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Ulht), de Lisboa, Portugal. Foi professor visitante da Universidade de la República de Uruguai, da Universidad del Cauca, da Colômbia, e da Universidade California de Los Angeles (UCLA).

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

ROMÃO, José Eustáquio. A selva e a savana: a educação brasileira e os escritores africanos contemporâneos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26248, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26248. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26248. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 69 - Educação e Literatura