Educação e literatura por veredas transdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26625Palavras-chave:
educação e literatura, literatura e ciência, transdisciplinaridadeResumo
Este artigo propõe algumas reflexões sobre a importância do acesso à literatura como processo educador. Nessa perspectiva, aborda caminhos transdisciplinares, sobretudo com a ciência, proporcionados pelo fato de a literatura lidar fundamentalmente com o uso criativo da linguagem e, nesse sentido, possibilitar tessituras dialógicas com outras áreas do conhecimento. Como proposta argumentativa, menciona-se o exemplo da literatura como instrumento educativo sobre a ciência. Autores da literatura, da educação, da ciência e também da filosofia, como Paulo Freire, Ubiratan D´Ambrosio, Clarice Lispector, Ernesto Sabato, Gilles Deleuze e Mary Shelley, entre outros, são citados como exemplos referenciais sobre o tema. A intenção é contribuir, de alguma maneira, para a conscientização, mais do que nunca urgente, de entendermos a importância do exercício da leitura literária na formação educacional contemporânea e futura.
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