História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n27.3443Palavras-chave:
Educação musical, Canto Orfeônico, História das disciplinas.Resumo
O ensino de música sempre esteve presente durante os períodos da história da educação brasileira, porém durante a primeira metade do século XX, apresentou uma grande expansão principalmente após a defesa dos educadores do movimento da escola nova, caso dos pedagogos Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, como do músico e maestro Heitor Villa-Lobos. Este artigo trata do processo de valorização e implantação do ensino de música e Canto Orfeônico nas escolas brasileiras. Busca-se analisar no discurso desses personagens, as suas ideias a respeito do ensino de música, assim como as suas finalidades, suas vantagens e sua relação com a escola moderna.Downloads
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Publicado
2012-06-28
Como Citar
JÚNIOR, Wilson Lemos. História da educação musical e a experiência do canto orfeônico no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 67–80, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.3443. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3443. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Secção
Dossiê Temático - Educação e arte - exame crítico e proposições