Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu

Autores

  • Rayane Regina Scheidt Gasparelo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Débora Cristina Jeffrey Universidade Estadual de Campinas
  • Marisa Schneckenberg Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7877

Palavras-chave:

Campo. Ciclo de Políticas. Habitus. Políticas Educacionais. Poder Simbólico.

Resumo

A investigação sobre políticas públicas, de sua formulação a sua implementação, requer considerar os determinantes históricos, econômicos, políticos, sociais e culturais que permeiam a sociedade. Nessa perspectiva, reconhece-se a dimensão do poder simbólico exercido pelos grupos de pressão que definem os contornos que a política vai assumindo. Diante dessas teorizações introdutórias, objetiva-se neste texto uma reflexão que articula os fundamentos da abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Stephen Ball e Richard Bowe e as contribuições conceituais de Pierre Bourdieu, para análise dos processos de formulação e implementação das políticas educacionais. Trata-se de um estudo de natureza teórica que evidencia o movimento dialético entre os contextos de influência, de produção de texto e de prática na instauração de uma política pública, e a pertinência dos conceitos de habitus, campo e poder simbólico para analisar a articulação entre tais contextos. Conclui-se que o processo de traduzir políticas em práticas constitui quase uma peça teatral, para a qual se propõe um roteiro, mas cuja realização ocorre quando os sujeitos a representam. Por esse viés, a abordagem do Ciclo de Políticas aponta para a investigação das políticas públicas em seus processos e desdobramentos macro e micro políticos, e os escritos de Pierre Bourdieu, por sua vez, podem contribuir para o desvelamento das ações, discursos, necessidades (legais e institucionais), crenças e valores discordantes, inconsistentes e contraditórios, relações de poder desiguais (de vários tipos), ausências e constrangimentos materiais e contextuais dos atores que estão envolvidos com as políticas nos níveis global e local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rayane Regina Scheidt Gasparelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), São Paulo, SP - Brasil.
Docente no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR - Brasil

Débora Cristina Jeffrey, Universidade Estadual de Campinas

Professora Livre Docente: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE/UNICAMP). Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC)

Marisa Schneckenberg, Universidade Estadual do Centro Oeste

Professora Associada: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE/UNICENTRO)

Professora Associada: Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE/UNICENTRO)

Publicado

2018-12-27

Como Citar

GASPARELO, Rayane Regina Scheidt; JEFFREY, Débora Cristina; SCHNECKENBERG, Marisa. Análise de políticas educacionais: a abordagem do ciclo de políticas e as contribuições de Pierre Bourdieu. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 237–252, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7877. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7877. Acesso em: 19 dez. 2024.