Mapeamento da percepção dos clientes internos sobre a qualidade dos processos: estudo de caso na indústria automotiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.13378

Palavras-chave:

Processos internos, Cadeia de valor, Clientes internos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos clientes em relação aos processos internos de uma indústria metalúrgica de grande porte dedicada à manufatura de autopeças. A avaliação foi feita considerando os seguintes aspectos: conformidade do produto, prazos e atendimento. Diversos estudos têm analisado a cadeia de valor, mas poucos tratam sobre a identificação dos pontos a serem melhorados, de forma colaborativa, dentro da empresa. Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo de caso em uma indústria pertencente à cadeia logística automotiva. Por meio dele, pontos críticos foram encontrados nos elos cliente-provedor interno da cadeia de valor. Nessa avaliação, setores considerados como relevantes nesse ramo de atividade, como ferramentaria e compras, apresentaram os piores resultados no que se refere aos prazos. Já a ferramentaria se mostrou- deficiente no quesito atendimento na prestação dos serviços.

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Biografia do Autor

Renato Logiúdice, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutor em Engenharia de Produção

Athos Paulo Tadeu Pacchini, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Engenharia de Produção

Wagner Cezar Lucato, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorado em Engenharia de Produção (Conceito CAPES 4). Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

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Publicado

23.07.2021

Como Citar

Logiúdice, R., Pacchini, A. P. T., & Lucato, W. C. (2021). Mapeamento da percepção dos clientes internos sobre a qualidade dos processos: estudo de caso na indústria automotiva. Exacta, 19(3), 550–563. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.13378

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