O método AHP contribuindo para a qualidade em serviços com o auxílio dos 4 P’S em uma construtora civil

Autores

  • André Brum Missaggia Universidade Federal de Santa Maria
  • Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria
  • Deoclécio Junior Cardoso da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Pedroso Serpa Universidade Federal de Santa Maria
  • Tais Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria
  • Leoni Pentiado Godoy Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8083

Palavras-chave:

Analytic Hierarchy Process, Organizações humanas, Construtora Civil, Qualidade.

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar a qualidade de serviço utilizando 4 P’s, e o método AHP, para a obtenção da melhor alternativa para uma construtora, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Diante a isso, empregouse os 4 P’s (Perfil, Processo, Procedimento, Pessoas), buscando priorizar as variáveis em estudo, mediante a percepção do gestor de uma empresa de construção civil, caracterizando-se um estudo de caso. Os resultados relataram o critério que possui maior grau de importância para a empresa em estudo. Alcançou (60,13%), o critério Pessoas e a alternativa que melhor contribui para o objetivo global foi a “A” que se refere a criação de um ambiente favorável atingindo (54,70%). Assim, o ambiente empresarial está cada vez mais intransigente com as organizações, exigindo que, estas se adaptem às necessidades das pessoas de forma integrada, principalmente quando se trata dos funcionários. Dessa forma, a empresa pode se utilizar das estratégias dos P’s priorizados, investindo nas pessoas para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Portanto, o resultado encontrado é elemento importante, para incentivar os funcionários a participarem de treinamentos para tornarem-se ainda, melhores profissionais em suas atividades

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.05.2019

Como Citar

Missaggia, A. B., Wegner, R. da S., Silva, D. J. C. da, Serpa, N. P., Godoy, T. P., & Godoy, L. P. (2019). O método AHP contribuindo para a qualidade em serviços com o auxílio dos 4 P’S em uma construtora civil. Exacta, 17(2), 61–73. https://doi.org/10.5585/exactaep.v17n2.8083

Edição

Seção

Artigos