A revolução digital: impactos da transformação digital e da IA na saúde, educação e economia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.27640

Palavras-chave:

transformação digital, inteligência artificial, saúde, educação, economia.

Resumo

Objetivo do estudo: Este artigo analisa como a Transformação Digital (TD) e a Inteligência Artificial (IA) estão impactando os setores de saúde, educação e economia no Brasil através da otimização de processos e a melhoria na eficiência de serviços essenciais.

Originalidade/Relevância: A análise apresenta dados e exemplos concretos de como a TD e a IA estão promovendo inovações e inclusão digital no Brasil.

Contribuições sociais/para a gestão: São discutidos os desafios de governança e a necessidade de maior investimento em infraestrutura digital e regulamentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adiemir Hortega Medeiros, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Doutorando em Administração, com foco em Transformação Digital e Cocriação de Valor. Mestre em Logística pela PUC-Rio. Executivo sênior em uma Big4, com mais de 20 anos de experiência em Cadeia de Suprimentos, liderando transformações estratégicas, sustentáveis e digitais em setores-chave.

Priscila Rezende da Costa, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) / São Paulo, SP - Brasil

Doutora em Administração pela FEA USP.

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Doutor e pós-doutor em Administração pela USP, mestre em Administração (UFRN) e economista (UFRN). Professor titular na UNINOVE e Livre-Docente na USP. Organizou 6 livros sobre estratégia e turismo e é Editor Geral da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review. Lidera projetos do CNPq sobre stakeholders, cocriação de valor e competitividade em turismo e esporte.

Luís Fábio Cavalcanti da Silva, Universidade Nove de Julho (UNINOVE) / São Paulo, SP - Brasil

Mestre em Administração pela UNINOVE (2022) e graduado na mesma área (2006). Diretor da CESTech, empresa de TI focada em softwares e plataformas digitais. Pesquisa Engajamento de Stakeholders e Cocriação de Valor na Transformação Digital. Coordena projeto internacional sobre personalidade e empreendedorismo social.

Referências

Bilgram, V., & Laarmann, F. (2023). Accelerating innovation with generative AI: AI-augmented digital prototyping and innovation methods. IEEE Engineering Management Review, 51(1), 18-25. https://doi.org/10.1109/EMR.2023.3272799

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. (2020). Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028. Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf

Brynjolfsson, E., & McAfee, A. (2014). The second machine age: Work, progress, and prosperity in a time of brilliant technologies. W.W. Norton & Company.

Cahyo, L. M., & Astuti, S. D. (2023). Early detection of health problems through artificial intelligence (ai) technology in hospital information management: A literature review study. Journal of Medical and Health Studies, 4(3), 37-42.

CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (2024). Benchmarking de indicadores de inteligência artificial: Série Documentos Técnicos. Brasília: CGEE.

Cramarenco, R., Burcă-Voicu, M. I., & Dabija, D. C. (2023). The impact of artificial intelligence (AI) on employees’ skills and well-being in global labor markets: A systematic review. Oeconomia Copernicana. https://doi.org/10.24136/oc.2023.022

Deloitte & FEBRABAN. (2024). Pesquisa FEBRABAN de tecnologia bancária 2024. https://www.deloitte.com/br/pt/Industries/financial-services/research/pesquisa-febraban-tecnologia-bancaria.html

Governo do Brasil. (2024). Escolas conectadas completa um ano promovendo cidadania digital. Ministério da Educação. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/setembro/escolas-conectadas-completa-um-ano-promovendo-cidadania-digital

Innovation Intelligence. (2024). Generative AI and the future of work & education. Innovation Intelligence.

Maslej, N., Fattorini, L., Perrault, R., Parli, V., Reuel, A., Brynjolfsson, E., Etchemendy, J., Ligett, K., Lyons, T., Manyika, J., Niebles, J. C.,

Shoham, Y., & Clark, J. (2024). The AI Index 2024 Annual Report. AI Index Steering Committee, Institute for Human-Centered AI, Stanford

University.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. (2021). Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA). Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Ministério da Saúde. (2024). Meu SUS Digital. Ministério da Saúde

Valor Econômico & PwC Brasil. (2024). Valor Inovação Brasil 2024. Valor Econômico S.A.

Vasconcellos, J., Barra, H., Ernanny, M., Telles, G., Martins, A., Pencz, M., & Ramos, V. (2023). Latin America Digital Transformation Report 2023. Atlantico Venture Partners.

Vial, G. (2019). Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, 28(2), 118-144. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2019.01.003

Verhoef, P. C., Broekhuizen, T., Bart, Y., Bhattacharya, A., Dong, J. Q., Fabian, N., & Haenlein, M. (2021). Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, 122, 889-901. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.022

Standen, P., Brown, D., Taheri, M., Galvez Trigo, M. J., Boulton, H., Burton, A., Hallewell, M., Lathe, J. G., Shopland, N., Blanco Gonzalez, M. A., Kwiatkowska, G., Milli, E., Cobello, S., Mazzucato, A., & Traversi, M. (2020). An evaluation of an adaptive learning system based on multimodal affect recognition for learners with intellectual disabilities. British Journal of Educational Technology, 51(5), 1748–1765. https://doi.org/10.1111/bjet.13010

Downloads

Publicado

17.12.2024

Como Citar

Hortega Medeiros, A., Costa, P. R. da, Costa, B. K., & Silva, L. F. C. da. (2024). A revolução digital: impactos da transformação digital e da IA na saúde, educação e economia do Brasil. International Journal of Innovation – IJI, 12(4), e27640. https://doi.org/10.5585/2024.27640