Inovação na gestão de lições aprendidas em um Projeto de ti com a adoção de mídia social
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v5i2.155Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Lições Aprendidas, web 2.0, Projetos de Tecnologia da Informação, Mídias Sociais, DSR, TARResumo
Esta pesquisa explora a lacuna na gestão de lições aprendidas (GLA) em um projeto de Tecnologia da Informação (TI), validando um modelo (denominado Target) com o apoio de uma plataforma wiki em uma empresa de médio porte no setor de TI. Este modelo suporta os seguintes processos do GLA: conscientização, coleta, verificação, armazenamento, disseminação e reuso. Este estudo adota o paradigma Design Science Research e o Método de Pesquisa-ação Técnica para instanciar o modelo Target na fase de implementação de um projeto de TI. A contribuição teórica reside na utilidade prática de um modelo de GLA, que foi validado no campo promovendo inovação na GLA. As implicações práticas podem ser vistas no aprendizado da empresa para introduzir o GLA, melhorar a produtividade do projeto, aumentar a colaboração dos funcionários e disseminar melhor o conhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 International Journal of Innovation - IJI
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html