Inovação na gestão de lições aprendidas em um Projeto de ti com a adoção de mídia social

Autores

  • Roberto Winter Tata Consultancy Services do Brasil Av. Aruanã, 70 - Tamboré, Barueri - SP, 06460-010 Brazil
  • Marcirio Silveira Chaves Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, PUCRS, Business School, Prédio 50, 11º andar, Av. Ipiranga, 6681, 90619900, Porto Alegre, RS, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v5i2.155

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Lições Aprendidas, web 2.0, Projetos de Tecnologia da Informação, Mídias Sociais, DSR, TAR

Resumo

Esta pesquisa explora a lacuna na gestão de lições aprendidas (GLA) em um projeto de Tecnologia da Informação (TI), validando um modelo (denominado Target) com o apoio de uma plataforma wiki em uma empresa de médio porte no setor de TI. Este modelo suporta os seguintes processos do GLA: conscientização, coleta, verificação, armazenamento, disseminação e reuso. Este estudo adota o paradigma Design Science Research e o Método de Pesquisa-ação Técnica para instanciar o modelo Target na fase de implementação de um projeto de TI. A contribuição teórica reside na utilidade prática de um modelo de GLA, que foi validado no campo promovendo inovação na GLA. As implicações práticas podem ser vistas no aprendizado da empresa para introduzir o GLA, melhorar a produtividade do projeto, aumentar a colaboração dos funcionários e disseminar melhor o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.08.2017

Como Citar

Winter, R., & Chaves, M. S. (2017). Inovação na gestão de lições aprendidas em um Projeto de ti com a adoção de mídia social. International Journal of Innovation – IJI, 5(2), 156–170. https://doi.org/10.5585/iji.v5i2.155

Edição

Seção

Artigos