Considerações sobre a interpretação moral da Constituição: A constitucionalização dos Direitos Fundamentais e os desafios a sua efetivação

Autores

  • Matheus Felipe de Castro Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v13n2.5597

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais, Constitucionalização dos Direitos Fundamentais, Hermenêutica Constitucional

Resumo

Foi nossa proposta desenvolver nesse artigo uma abordagem crítica sobre o fenômeno de Constitucionalização dos Direitos Fundamentais, especialmente no tocante às transformações e rupturas promovidas pela irradiação dos valores constitucionais a todo o ordenamento jurídico. Observamos que a Constitucionalização dos Direitos Fundamentais se aproximou da Filosofia contemporânea propondo, através de teses antipositivistas, uma hermenêutica constitucional capaz de (re)aproximar o Direito da Moral, com vistas à promoção de justiça material, com o protagonismo do Poder Judiciário. Entretanto, constatamos também os impactos causados por essas teses identificando algumas dificuldades a serem enfrentadas, tais como: a segurança jurídica; a possibilidade de decisões particularistas e o desafio na construção de uma tese moral de validade universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Felipe de Castro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com a tese "Capitalista Coletivo ideal: o Estado e o projeto de desenvolvimento nacional na Constituição de 1988". Tem experiência na área de Direitos Fundamentais, desenvolvendo pesquisas ligadas aos fundamentos políticos do Ordenamento Jurídico, com ênfase nas relações Poder, Direito e Economia. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de pesquisa, extensão e pós-graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina, professor visitante da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina, professor adjunto de Direito Penal e Filosofia do Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil.

Downloads

Publicado

07.01.2016

Como Citar

CASTRO, Matheus Felipe de. Considerações sobre a interpretação moral da Constituição: A constitucionalização dos Direitos Fundamentais e os desafios a sua efetivação. Prisma Juridico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 109–131, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v13n2.5597. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/5597. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos