O Município Ambientalmente Sustentável: Instrumentos Jurídicos para a Garantia e as Barreiras Políticas para a Efetividade

Autores/as

  • Fabio Scopel Vanin Faculdade América Latina

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v11n2.3992

Palabras clave:

Município. Meio Ambiente. Sustentabilidade. Planejamento Urbano. Barreiras Políticas.

Resumen

O objetivo do artigo é apontar como barreiras políticas interferem na efetividade de instrumentos jurídicos, dificultando a garantia de um Município Ambientalmente Sustentável, para isto, o texto traz justificativas teóricas e fundamentos para o termo, aponta quais seriam os instrumentos jurídicos garantidores, e ao final, destaca as barreiras políticas que interferem na sua efetividade. A conclusão é de que a superação das barreiras políticas encontra-se em um redimensionamento do federalismo fiscal, assim como, na reestruturação das práticas de gestão pública, que devem ter como critérios básicos o dialogo e a transdisciplinaridade. Adotou-se o método de abordagem dialético, tendo em vista que o trabalho penetra o mundo dos fenômenos por meio de sua ação recíproca e o método procedimental estruturalista, vendo a realidade concreta do ponto de vista interno dos fenômenos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabio Scopel Vanin, Faculdade América Latina

Advogado e Professor de Graduação. Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2011), instituição onde concluiu sua graduação (2005). É Pós Graduado pela Fundação Getúlio Vargas - RJ MBA Direito da Economia e da Empresa (2008). Já atuou como Assessor Jurídico e Assessor de Bancada da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul (2006-2011), sendo responsável técnico nos trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça. Atualmente é Coordenador Jurídico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul-RS e Coordenador dos Cursos de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade América Latina.

Publicado

2013-07-01

Cómo citar

VANIN, Fabio Scopel. O Município Ambientalmente Sustentável: Instrumentos Jurídicos para a Garantia e as Barreiras Políticas para a Efetividade. Prisma Juridico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 429–453, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v11n2.3992. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3992. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos