Reflexões sobre técnica e Direito

Autores/as

  • Vinicius Fernandes Ormelesi

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v13n2.5113

Palabras clave:

Filosofia jurídica, Justiça, Tecnologia

Resumen

Este trabalho analisa o Direito sob a perspectiva da técnica. Parte-se da concepção do filósofo e sociólogo francês Jacques Ellul. O objeto do estudo é direcionado no âmbito jurídico ao Judiciário e à aplicação das normas. Com esse viés analisam-se os desdobramentos da técnica no fenômeno jurídico, na medida em que a sociedade se torna mais tecnocrática. Utiliza-se do método dedutivo com análise bibliográfica da obra do autor. Pretende-se com esse exame ponderar se existe uma crise da Justiça provocada pela técnica, mercê do império do Direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius Fernandes Ormelesi

Doutorando em Filosofia do Direito pela USP. Mestre e graduado em Direito pela UNESP. Professor de Introdução ao Direito e Filosofia da Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal e Professor de História e Filosofia do Direito da Faculdade Barretos. Advogado.

Publicado

2016-02-19

Cómo citar

ORMELESI, Vinicius Fernandes. Reflexões sobre técnica e Direito. Prisma Juridico, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 191–208, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v13n2.5113. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/5113. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.