Direito à vida versus recusa ao tratamento vital

Autores

  • Zilda Mara Consalter Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pedro Jaremczuk UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v9i1.2168

Palavras-chave:

Direito à vida, Tratamento vital, Colisão de direitos fundamentais, Dignidade humana.

Resumo

Analisa-se, por meio desse estudo, o conflito que há entre o direito à vida com outro direito ou princípio fundamental: o direito à recusa ao tratamento vital, baseado na liberdade religiosa, dignidade da pessoa humana e autonomia da vontade do paciente. Efetua-se um estudo mais específico acerca da recusa de tratamento vital em confronto com a vida, com a apresentação de possíveis soluções para o problema. A recusa a tratamentos médicos ou intervenções cirúrgicas, embora bastante discutida na doutrina, deve ser respeitada, salvo se colidir com a vida, hermeneuticamente considerada como um bem maior. Nesse contexto, constata-se também que nenhum progresso científico pode ser obtido com a destruição da vida e da dignidade humana. Palavras-chave: Colisão de direitos fundamentais. Dignidade humana. Direito à vida. Tratamento vital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilda Mara Consalter, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Direito Negocial pela UEL. Professora assistente do Departamento de Direito das Relações Sociais do Curso de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Advogada.

Pedro Jaremczuk, UEPG

Graduado em Direito pela UEPG. Servidor Público.

Downloads

Publicado

27.08.2010

Como Citar

CONSALTER, Zilda Mara; JAREMCZUK, Pedro. Direito à vida versus recusa ao tratamento vital. Prisma Juridico, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 35–53, 2010. DOI: 10.5585/prismaj.v9i1.2168. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/2168. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos