A linha tênue entre o execicio do direito de liberdade religiosa em face do discurso de ódio.

Autores

  • Fabricio Veiga Costa Universidade de Itaúna
  • Érica Érica Patrícia Moreira de Freitas Andrade Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v16n2.7800

Palavras-chave:

Liberdade de Manifestação de Pensamento. Discurso do Ódio. Intolerância Religiosa. Redes Sociais. Liberdade Religiosa.

Resumo

A intolerância religiosa se tornou uma mazela social no Brasil e suas causas são diversas, destacando-se, nesse estudo, a disseminação da intolerância religiosa nas redes sociais. Nesse contexto, pretende-se verificar até que ponto as manifestações de cunho religioso proferidas nas redes sociais ultrapassam a liberdade de manifestação religiosa, configurando-se em discurso de ódio. A escolha do tema justifica-se pela sua relevância teórica e prática, haja vista a linha tênue existente o livre direito de expressar e a propagação das manifestações odiosas em razão da religião. O direito à livre manifestação de pensamento nas redes sociais é democraticamente legitimo no momento em que não reproduz a violência, a exclusão e, tampouco, não estimula o tratamento desigual entre as pessoas. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho documental, partindo da premissa dedutiva do panorama histórico de construção das liberdades individuais, e delimitando a análise na intolerância religiosa, propagada nas redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fabricio Veiga Costa, Universidade de Itaúna

- PÓS-DOUTORADO EM EDUCAÇÃO - UFMG (2015)

- ESPECIALISTA EM DIREITO EDUCACIONAL - PUCMINAS (2014).

- DOUTORADO EM DIREITO - PUCMINAS (2012).

- ESPECIALISTA EM DIREITO DE FAMÍLIA - PUCMINAS (2009).

- MESTRADO EM DIREITO - PUCMINAS (2006).

- ESPECIALISTA EM DIREITO PROCESSUAL - PUCMINAS (2003).

- PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

Érica Érica Patrícia Moreira de Freitas Andrade, Universidade de Itaúna

Mestre em Línguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestranda em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna/MG, Brasil. Especialista em Direito Processual pelo IEC/PUC Minas. Especialista em Educação a distância pela FAEL/EDUCON. Especialista em Metodologia da Linguagem pela FAEL/EDUCON. Especialista em Revisão de textos pela PUC Minas. Bacharel em Direito pela PUC Minas. Graduada em Letras pela PUC Minas Betim. Advogada.

Publicado

2017-12-26

Como Citar

COSTA, Fabricio Veiga; PATRÍCIA MOREIRA DE FREITAS ANDRADE, Érica Érica. A linha tênue entre o execicio do direito de liberdade religiosa em face do discurso de ódio. Prisma Juridico, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 479–503, 2017. DOI: 10.5585/prismaj.v16n2.7800. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/7800. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos