Diga-Me no que Andas e te Direi Quem És: Aspectos de Influência nos Jovens da Classe C Brasileira para Adquirir Automóveis

Autores

  • Rafael Mendes Lübeck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Lucia Helena Andrade Fallavena EA/UFRGS
  • Fernando de Oliveira Santini Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2506

Palavras-chave:

Classe C brasileira. Geração Y. Automóveis.

Resumo

o presente trabalho foi elaborado com o intuito de verificar quais aspectos motivam um grupo de integrantes da classe C, pertencentes à geração Y, a realizar a compra ou a manter um automóvel. A pesquisa é relevante em vista da Classe C brasileira estar em expansão econômica e representar um dos maiores potenciais de consumo para bens duráveis, tais como um automóvel. A coleta dos dados foi baseada em um grupo de foco e complementada por entrevistas em profundidade, com indivíduos cuja renda mensal posicionava-se entre R$ 1.064 até R$ 4.561,00 (Neri, 2011). A pesquisa tem como essenciais as considerações de que o consumo de carros na amostra estudada está associado ao sentimento de elevação social, segurança e comodidade.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2506

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Biografia do Autor

Rafael Mendes Lübeck, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Marketing na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGAd/PUC-RS), Mestre em Administração pela UFSM e graduado em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre. Atualmente é professor na Faculdade Senac Porto Alegre e pesquisador de Marketing trabalhando com temas sobre comportamento do consumidor. Atualmente é revisor Journal of Research in Economics and International Finance; Gestão & planejamento (ISSN: 2178-8030); RAIMED: Revista de Administração IMED (ISSN: 2237-7956); RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia - ISSN: 2179-4936; Revista Organizações em Contexto (ISSN: 1982-8756); Revista de Administração da Unimep- RAUnimep (ISSN: 1679-5350). Realizou atividades na ReA - Revista de Administração da UFSM - na função de Editor adjunto. Atuou nas áreas de Marketing e vendas nos setores de serviços e varejo por mais de 15 anos, período no qual ocupou cargos de analista de marketing e gerente.

Lucia Helena Andrade Fallavena, EA/UFRGS

Graduanda em Administração pela EA/UFRGS e graduada em Marketing pelas Faculdades Senac Porto Alegre.

Fernando de Oliveira Santini, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutor em Administração pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS e Universidade de Caxias do Sul - UCS, possui mestrado em Administração pela PUC/RS (2008) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2004). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Gradução da Faculdade SENAC Porto Alegre. Coordenador dos cursos de Pós Graduação e Extensão da Faculdade SENAC/RS. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Vendas e Marketing da Relacionamento da FSG e Comunicação Estratégica de Marketing das Faculdades Senac/RS. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, gestão e estratégia.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Pós-doutor em Marketing pela University of Georgia (EUA). Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do CNPq. Possui mestrado em Administração pela UFRGS (1993) e graduação em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UFRGS (1985). Atualmente é coordenador do Comitê de Economia e Administração da FAPERGS Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Entre os temas mais abordados nas principais publicações nacionais e internacionais estão: comportamento do consumidor, inovação, orientação para o mercado, lealdade, performance empresarial. Autor de diversos artigos e livros nas áreas de marketing e de estratégia, consultor ad hoc de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS), revisor dos principais congressos e revistas de administração.

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Publicado

11.08.2014

Como Citar

Lübeck, R. M., Fallavena, L. H. A., Santini, F. de O., & Sampaio, C. H. (2014). Diga-Me no que Andas e te Direi Quem És: Aspectos de Influência nos Jovens da Classe C Brasileira para Adquirir Automóveis. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 17–35. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2506

Edição

Seção

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