Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Autores

  • Marcelo Curth Universidade Feevale.
  • Winnie Ng Picoto ISEG - Lisbon School of Economics & Management
  • Alexandre dos Santos Garcia Faculdade Cesuca
  • Ana Filipa Gualberto Neto ISEG - Lisbon School of Economics & Management

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.15566

Palavras-chave:

Confiança, Lealdade, Boca a boca

Resumo

Objetivo:  O presente trabalho tem como objetivo verificar e comparar as relações das dimensões da confiança (em relação à internet, fornecedor e terceiros), seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) e consequentes (lealdade e boca a boca) no Brasil e Portugal no ambiente on-line.

Método: Foi realizada uma survey com usuários que compraram produtos eletroeletrônicos pela internet nos dois países, totalizando 486 respondentes. A técnica estatística utilizada foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE) por meio da qual foi testado o modelo conceitual.

Originalidade/Relevância: O estudo avaliou os antecedentes e os consequentes da confiança de diferentes partes, ou seja, confiança no fornecedor, confiança na Internet como sistema de mercado e confiança em terceiros.

Resultados: Indicam bom ajustamento do modelo de acordo com o que é proposto na literatura. A qualidade do site influencia as diferentes dimensões de confiança, a satisfação influencia mais a confiança no fornecedor e em terceiros e esta é a que mais influencia a lealdade. Além disso, verificou-se que a confiança no site fornecedor influencia a lealdade em ambos os países e o boca a boca no Brasil. Também foi observado que a confiança em terceiros tem impacto mais significativo no boca a boca no Brasil, do que em Portugal, assim como a lealdade também tem maior impacto no boca a boca no Brasil do que em Portugal.

Contribuições teóricas/metodológicas: As contibuições sugerem que o fornecedor deve investir na qualidade do site, pois aumentaria a confiança em se tratando de diferentes dimensões envolvidas, possibilitando novas compras no site.

Biografia do Autor

Marcelo Curth, Universidade Feevale.

Possui doutorado em administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, mestrado pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Pós-Graduado em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho e Pós-Graduado em Educação pela Faculdade SENAC-RS, graduação em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e graduando em Administração pela UNISINOS. Atualmente é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e educação física. Os temas de interesse de pesquisa são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Sócio proprietário da Plation – Estratégias Comerciais, realizando consultorias de marketing em micro e pequenas empresas.

Winnie Ng Picoto, ISEG - Lisbon School of Economics & Management

Doutorada em Gestão, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. É professora Associada da ISEG na área de Sistemas de Informação e Gestão de Operações.

Alexandre dos Santos Garcia, Faculdade Cesuca

Sou mestre em Administração pela Unisinos, especialista em Gestão Empresarial pelo Cesuca Faculdade Inedi e graduado em Comunicação Social Habilitação Relações Públicas pela Unisinos. Sou professor titular no CESUCA Faculdade Inedi, desde 2008 nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnológico em Comércio Exterior e Engenharia da Produção e Tecnológico em Processo Gerenciais -EaD. e Tutor EaD da Faculdade Cesuca. Sou professor no Colégio Inedi, desde 2018, ministro a disciplina de Empreendedorismo, no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e no ensino médio do 1º ao 3º ano. Atuei na equipe de marketing, com foco nas relações institucionais com empresas e escolas de 2015 a 2017. Sou professor convidado no Pós-Graduação em Gestão da Saúde na Faculdade São Leopoldo Mandic, desde 2016. Atuei como coordenador da Talentus Empresa Júnior Cesuca, de 2009 a 2015, coordenador da central de estágios, coordenador dos cursos de extensão em In Company do CESUCA Faculdade Inedi e professor convidado na Microlins, nos Cursos de Vendas e Marketing no Varejo, Atendimento a Clientes e Operador de Telemarketing. Tenho experiência de 22 anos, na área comercial, no varejo, turismo e na área do ensino. Fui sócio-diretor da Atitude 3 Desenvolvimento em Gestão até 2016, ministro cursos e palestras em empresas.

Ana Filipa Gualberto Neto, ISEG - Lisbon School of Economics & Management

Possui mestrado em Gestão de Sistemas de Informação pela ISEG.

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Publicado

29.07.2020

Como Citar

Curth, M., Picoto, W. N., Garcia, A. dos S., & Neto, A. F. G. (2020). Confiança em compras on-line: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 237–260. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.15566

Edição

Seção

Artigos