Construindo confiança na marca ao escolher o local certo: quando a localização da sede do negócio influencia a confiança dos clientes em uma marca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.20386

Palavras-chave:

Escolha de localização, Confiança na marca, Diferenças regionais

Resumo

Objetivo: Investigamos a influência da localização da sede do negócio de uma empresa de serviços sobre a confiança dos clientes na marca.

Método: Uma pesquisa online foi realizada com os clientes da marca Les Mills, resultando em 138 respostas válidas. Foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas para análise dos dados coletados.

Principais resultados: A confiança dos clientes em uma marca de serviços com uma única sede regional em um país varia dependendo da região geográfica do país. Clientes no mesmo estado onde a sede regional única de uma empresa de serviços está localizada confiam mais na marca de serviços do que clientes de outros estados da mesma região geográfica. Clientes de áreas geográficas com culturas abertas mostram níveis mais altos de confiança geral na marca do que clientes de regiões geográficas com culturas fechadas.

Contribuição teórica/metodológica: Contribuímos para a literatura de branding mostrando a influência da localização na confiança na marca. Quanto à teoria da escolha de localização, contribuímos adicionando a confiança na marca como mais uma consequência de tal escolha. Nossa principal contribuição metodológica é a validação da escala de confiança na marca de Delgado-Ballester (2004) no contexto dos serviços.

Relevância/originalidade: Os achados relativos à escolha do local e à confiança na marca têm implicações teóricas e práticas. Por um lado, reunimos dois conceitos aparentemente não relacionados. Por outro, aplicamos tais conceitos a um contexto real de mercado.

Implicações gerenciais: Ao perceber que a localização de uma sede empresarial influencia a confiança dos clientes na marca, argumentamos que a escolha do local é um processo complexo que as empresas devem gerenciar cuidadosamente.

Biografia do Autor

Christian Gomes e Souza Munaier, Universidade de São Paulo – USP

Mestre em Administração

 

Rodolfo Rocha, Universidade de São Paulo – USP

Mestre em Administração

 

Jerônimo Henrique Portes, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Mestre em Administração

 

Referências

Abimbola, T. (2001). Branding as a Competitive Strategy for Demand Management in SMEs. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, 3(2), 97–106. https://doi.org/10.1108/14715200180001480

ACSP - Associação Comercial de São Paulo. (2018). Índice Nacional de Confiança do Consumidor. Recuperado de http://mkt.acspservicos.com.br/digital/imprensa/ACSP_INC_Onda161_agosto2018.pdf. Acesso em 14 de março de 2021.

Alfinito, S., Assumpção, M., Torres, C. V., & de Aragão, B. S. (2019). Is geographic segmentation suitable for marketing studies? An investigation applied to Brazil. Revista Brasileira de Marketing, 18(2), 243–267. https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3882

An, J., Ngo, L. V., Chylinski, M., & Tran, Q. (2019). Customer advocates with a generous heart. Journal of Services Marketing, 33(2), 192–205. https://doi.org/10.1108/JSM-04-2018-0120

Anholt, S. (2010). Definitions of place branding-working towards a resolution. Place Branding and Public Diplomacy, 6(1), 1–10. https://doi.org/10.1057/pb.2010.3

Baptista, P. de P., Silva, W. V. da, & Goss, L. P. (2011). Qualidade percebida e seus impactos sobre a satisfação, confiança e lealdade: um estudo com varejistas eletrônicos de serviços de download gratuito. Revista de Ciências Da Administração, 249–277. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p249

Barreto, I. F., Crescitelli, E., & Figueiredo, J. C. B. (2015). Relationship Marketing results: proposition of a cognitive mapping model. Revista Brasileira de Gestao de Negocios, 17(58), 1371–1389. https://doi.org/10.7819/rbgn.v17i58.2692

Bastos, D. H., Moura, L. R. C., & Christino, J. M. M. (2015). Mensuração, teste e validação da confiança na marca. Revista Capital Científico - Eletrônica, 13(2). https://doi.org/10.5935/2177-4153.20150010

Beck, D., & Storopoli, J. (2021). Cities through the lens of Stakeholder Theory: A literature review. Cities, 118, 103377. https://doi.org/10.1016/j.cities.2021.103377

Belderbos, R., Du, H. S., & Goerzen, A. (2017). Global Cities, Connectivity, and the Location Choice of MNC Regional Headquarters. Journal of Management Studies, 54(8), 1271–1302. https://doi.org/10.1111/joms.12290

Bell, F. (2016). Looking beyond place branding: the emergence of place reputation. Journal of Place Management and Development, 9(3), 247-254. https://doi.org/10.1108/JPMD-08-2016-0055

Berry, L. L. (1995). Relationship marketing of services—growing interest, emerging perspectives. Journal of the Academy of marketing science, 23(4), 236-245

Bochenek, M., & Pomaskow, J. (2014). The use of the brand to build a competitive advantage of contemporary companies. Ekonomia i Prawo. Economics and Law, 13(2), 285-296.

Briggs, E., Landry, T. D., & Daugherty, P. J. (2016). A framework of satisfaction for continually delivered business services. Journal of Business and Industrial Marketing, 31(1), 112–122. https://doi.org/10.1108/JBIM-06-2014-0125

Broeckelmann, P., & Groeppel-Klein, A. (2008). Usage of mobile price comparison sites at the point of sale and its influence on consumers' shopping behaviour. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 18(2), 149-166.

Chan, F. F. Y., Petrovici, D., & Lowe, B. (2016). Antecedents of product placement effectiveness across cultures. International Marketing Review, 33(1), 5–24. https://doi.org/10.1108/IMR-07-2014-0249

Clouse, C., Dixit, A., & Turken, N. (2020). The role of place image for business site selection: a research framework, propositions, and a case study. Place Branding and Public Diplomacy, 16(2), 174–186. https://doi.org/10.1057/s41254-019-00144-4

Cropanzano, R., & Mitchell, M. S. (2005). Social Exchange Theory: An Interdisciplinary Review. Journal of Management, 31(6), 874–900. https://doi.org/10.1177/0149206305279602

Cunha, J. A. C. D., Passador, J. L., & Passador, C. S. (2011). Recomendações e apontamentos para categorizações em pesquisas sobre redes interorganizacionais. Cadernos EBAPE.BR, 9, 505-529. https://doi.org/10.1590/S1679-39512011000600005

D'Angelo, A. C., Schneider, H., & Laran, J. A. (2006). Marketing de relacionamento junto a consumidores finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, 10(1), 73-93.

Delgado‐Ballester, E. (2004). Applicability of a brand trust scale across product categories. European Journal of Marketing, 38(5/6), 573–592. https://doi.org/10.1108/03090560410529222

de Paula Baptista, P., da Silva, W. V., & Goss, L. P. (2011). Qualidade percebida e seus impactos sobre a satisfação, confiança e lealdade: um estudo com varejistas eletrônicos de serviços de download gratuito. Revista de Ciências da Administração, 13(30), 249-277.

de Sousa Júnior, J. H., Santos, W. S., & da Rocha, R. A. (2019). A influência do bairrismo no comportamento de consumo em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. 13° Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo.

Ebert, R. J., & Adam Jr, E. E. (1977). The Human Factor in Facilities Location Planning. Business Horizons, 20(6), 35–42.

Fernández-Ferrín, P., & Bande-Vilela, B. (2013). Regional ethnocentrism: Antecedents, consequences, and moderating effects. Food Quality and Preference, 30(2), 299–308. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2013.06.011

Flores Filho, E. G. J., & Ribeiro, R. C. (2012). Racionalidade limitada do consumidor e assimetria de informação. Economic Analysis of Law Review, 3(1), 109-121.

Foroudi, P. (2019). Influence of brand signature, brand awareness, brand attitude, brand reputation on hotel industry's brand performance. International Journal of Hospitality Management, 76(May 2018), 271–285. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.05.016

Freyre, G. (1996). Manifesto regionalista. In FUNDAJ (7a). Ed. Massangana.

Guardani, F., Teixeira, M. L. M., Bido, D. D. S., & Mazzon, J. A. (2013). The relationship between values, organizational practices and customers trust in the services sector. Production, 23(4), 806-817

Hair, Jr., J. F. H., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados (6 ed). Artmed.

Hair, J. F., Harrison, D. E., & Risher, J. J. (2018). Marketing research in the 21st century: Opportunities and challenges. In Revista Brasileira de Marketing (Vol. 17, Issue 5). https://doi.org/10.5585/bjm.v17i5.4173

Hernandez, J., & Mazzon, J. (2005). Trust development in e-commerce and store choice: model and intial test. ENANPAD 2005. Encontro Nacional de Pós-graduação em Administração, Brasília.

Homans, G. C. (1958). Social Behavior as Exchange. American Journal of Sociology, 63(6), 597–606. https://www.jstor.org/stable/2772990

Inglehart, R. (1999). Trust, well-being and democracy. Democracy and trust, 88, 88-120.

Kahneman, D., & Tversky, A. (1979). Prospect theory: An analysis of decision under risk. Econometrica: Journal of the Econometric Society, 47(2), 263-292.

Kaufmann, H. R., Loureiro, S. M. C., & Manarioti, A. (2016). Exploring behavioural branding, brand love and brand co-creation. Journal of Product and Brand Management, 25(6), 516–526. https://doi.org/10.1108/JPBM-06-2015-0919

Kegler, B., & Fossá, M. I. T. (2010). “ORGULHO GAÚCHO”: DE ELEMENTO IDENTITÁRIO REGIONAL À ESTRATÉGIA PUBLICITÁRIA. Razón y Palabra, 15(74), 1–26.

Khamitov, M., Wang, X. (Shane), & Thomson, M. (2009). ACRoss space and time: How cultural and institutional differences explain consumer-brand relationships' differential effects on brand loyalty. AP - Asia-Pacific Advances in Consumer Research, 36, 11–12. http://www.acrwebsite.org/volumes/1700304/volumes/ap12/AP-12 [copyright]

Lopes, R. H. (2009). “Cada brasileiro receba a parcella do insulto que lhe cabe”: Regionalismo, separatismo e bairrismo no processo de mobilização cearense durante a Guerra de 1932. Revista Especialidades, 2(1), 1-18.

Lunnan, R., Tomassen, S., Andersson, U., & Benito, G. R. G. (2019). Dealing with headquarters in the multinational corporation: a subsidiary perspective on organizing costs. Journal of Organization Design, 8(1). https://doi.org/10.1186/s41469-019-0052-y

MacCarthy, B. L., & Atthirawong, W. (2003). Factors affecting location decisions in international operations - A Delphi study. International Journal of Operations and Production Management, 23(7–8), 794–818. https://doi.org/10.1108/01443570310481568

Mariutti, F. G. (2017). The placement of country reputation towards place management. Journal of Place Management and Development, 10(3), 240-253. https://doi.org/10.1108/JPMD-10-2016-0067

Mazzon, J. A. (2018). Uso da matriz de Amarração Metodológica em Marketing. Brazilian Journal of Marketing – BJMkt, v.17, n.5, 759-770.

Melo, M. T., Nickel, S., & Saldanha-da-Gama, F. (2009). Facility location and supply chain management - A review. European Journal of Operational Research, 196(2), 401–412. https://doi.org/10.1016/j.ejor.2008.05.007

Michener, H. A., Delamater, J. D., & Myers, D. J. (2005). Psicologia social. São Paulo: Thomson.

Moeller, S. (2010). Characteristics of services - a new approach uncovers their value. Journal of Services Marketing, 24(5), 359–368. https://doi.org/10.1108/08876041011060468

Morgan, R. M., & Hunt, S. D. (1994). The Commitment-Trust Theory of Relationship Marketing. Journal of Marketing, 58(3), 20. https://doi.org/10.2307/1252308

Munaier, C. G. e S., & da Costa, C. R. M. (2021). Influence of usage and contractual binds on customer retention in Continually Delivered Services: Evidence from the Physical Fitness Business. RISUS - Journal on Innovation and Sustainability, 12, 101–114. https://doi.org/10.23925/2179-3565.2021v12i2p101-114

O'Cass, A., & Carlson, J. (2012). An e-retailing assessment of perceived website-service innovativeness: Implications for website quality evaluations, trust, loyalty and word of mouth. Australasian Marketing Journal, 20(1), 28–36. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2011.10.012

Ravald, A., & Grönroos, C. (1996). The value concept and relationship marketing. European Journal of Marketing, 30(2), 19–30. https://doi.org/10.1108/03090569610106626

Rosendahl, Z. (2005). Território E Territorialidade : Uma Perspectiva. Anais Do X Encontro de Geógrafos Da América Latina, 12928–12942.

Shimp, T. A., & Sharma, S. (1987). Consumer ethnocentrism: Construction and validation of the CETSCALE. Journal of Marketing Research, 24(3), 280-289.

Shulga, L. V., Busser, J. A., Bai, B., & Kim, H. (2021). The Reciprocal Role of Trust in Customer Value Co-Creation. Journal of Hospitality and Tourism Research, 45(4), 672–696. https://doi.org/10.1177/1096348020967068

Siemieniako, D., Kubacki, K., Glińska, E., & Krot, K. (2011). National and regional ethnocentrism: a case study of beer consumers in Poland. British Food Journal, 113(3), 404-418.

Song, H. J., Wang, J. H., & Han, H. (2019). Effect of image, satisfaction, trust, love, and respect on loyalty formation for name-brand coffee shops. International Journal of Hospitality Management, 79(December), 50–59. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.12.011

Southworth, S. S. (2019). U.S. Consumers' Perception of Asian Brands' Cultural Authenticity and Its Impact on Perceived Quality, Trust, and Patronage Intention. Journal of International Consumer Marketing, 31(4), 287–301. https://doi.org/10.1080/08961530.2018.1544528

Strehlau, V. I., Ponchio, M. C., & Loebel, E. (2012). Uma avaliação da escala de etnocentrismo do consumidor (CETSCALE): Indícios do Brasil. BBR-Brazilian Business Review, 9(4), 108-132.

Vivek, S. D., Beatty, S. E., & Morgan, R. M. (2014). CUSTOMER ENGAGEMENT: EXPLORING CUSTOMER RELATIONSHIPS BEYOND PURCHASE. 16(3), 259–270. https://doi.org/10.2753/MTP

Velloso, M. (1993). A brasilidade verde-amarela: Nacionalismo e regionalismo paulista. Revista Estudos Históricos, 6(11), 89-112.

Warnaby, G. (2018). Taking a territorological perspective on place branding? Cities, 80, 64–66. https://doi.org/10.1016/j.cities.2018.06.002

Zhang, J., & Bloemer, J. M. M. (2008). The impact of value congruence on consumer-service brand relationships. Journal of Service Research, 11(2), 161–178. https://doi.org/10.1177/1094670508322561

Zhao, Q., Chen, C. Der, Wang, J. L., & Chen, P. C. (2017). Determinants of backers' funding intention in crowdfunding: Social exchange theory and regulatory focus. Telematics and Informatics, 34(1), 370–384. https://doi.org/10.1016/j.tele.2016.06.006

Downloads

Publicado

31.01.2022

Como Citar

Munaier, C. G. e S., Rocha, R., & Portes, J. H. (2022). Construindo confiança na marca ao escolher o local certo: quando a localização da sede do negócio influencia a confiança dos clientes em uma marca. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 21(1), 88–108. https://doi.org/10.5585/remark.v21i1.20386