A tradição está viva e ao vivo! a experiência do consumidor na festa de São João em Campina Grande

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.23669

Palavras-chave:

São João de Campina Grande, Experiência do Consumidor, fenomenologia, tradição, experiência do Consumidor

Resumo

Objetivo: descrever narrativas de experiência do consumidor na tradicional festa de São João em Campina Grande, em 2022.

Metodologia: descrição feita por meio da fenomenologia da Interpretative Phenomenological Analysis (IPA), apoiada nos fundamentos teóricos da experiência do consumidor.

Principais resultados: A descrição indicou quatro experiências compostas por reações dos consumidores ao evento: “O reencontro de uma grande amizade”, baseada no afeto pela tradição; “Uma época para festejar”, fundamentada na boemia da festa; “Profundamente nordestino, que tem como núcleo a afirmação da identidade local; e “Não se faz mais como antigamente...”, a qual expressa o tom crítico às mudanças na tradição.

Contribuições teóricas/metodológicas: aplicação original da IPA em harmonia com a teoria da experiência do consumidor. Leitura teórica de um grande festival, com base em nuances novas, com destaque para a caracterização de um objeto com aspecto sócio-histórico peculiar.

Relevância/originalidade: impacto prático inovador nas organizações públicas e privadas envolvidas. Relevância sócio-histórica, por ser um registro de manifestação cultural, expressa por grande envolvimento popular. Abordagem que produz descrições psicológicas singulares acerca de como a festa é vivenciada. Foi possível entender os mecanismos nostálgicos, prazerosos e identitários que dão forma à experiência do evento, entre outros.

Implicações para a gestão, ou sociais: os resultados possibilitaram gerar insights de inovação relativos à experiência do consumidor, assim como o registro de um acontecimento popular de grande relevância cultural.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Rodrigo César Tavares Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor, mestre e graduado em Administração pela mesma instituição. Membro do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC)

Mariana Patrícia de Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil

Mestre em Gestão, Inovação e Consumo e graduada em Administração, ambas formações pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduação em Administração pela UFPE

Karina De Sousa Marques, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil

Mestra pela Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE). Graduação em Administração (UFPE)

Joalline Carla Alves do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bacharel em Jornalismo (Unifavip)

Adriana Maria de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, PE, Brasil

Mestra pela Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE). Bacharel em Administração (FAFICA)

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11-04-2025

Como Citar

Cavalcanti, R. C. T., Lima, M. P. de, Marques, K. D. S., Nascimento, J. C. A. do, & Oliveira, A. M. de. (2025). A tradição está viva e ao vivo! a experiência do consumidor na festa de São João em Campina Grande. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 24(2), e23669. https://doi.org/10.5585/2025.23669

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