Impactos da Qualidade Percebida Global no Comportamento dos Consumidores de Automóveis

Authors

  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário Una
  • Rodrigo Luiz Pinheiro de Oliveira Universidade Fumec
  • Giuliana Isabella Insper
  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3843

Keywords:

Qualidade Percebida. Indústria Automobilística. Modelagem de Equações Estruturais. Qualidade de serviço. Comportamento do Consumidor.

Abstract

Objetivo do estudo: Identificar os atributos de qualidade percebidos dos proprietários de carros e como esses atributos afetam a satisfação, o arrependimento, a confiança, o orgulho e a comunicação boca a boca.

Metodologia / abordagem: Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases (qualitativa e quantitativa). Na fase qualitativa, foram realizadas 20 entrevistas em profundidade com os proprietários dos carros, com o objetivo de identificar os atributos de qualidade percebidos por eles. Na fase quantitativa, foi realizado um survey com 311 proprietários de automóveis de marcas diferentes. Para a análise estatística optou-se por testar o modelo hipotético por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE).

Principais resultados: A qualidade percebida pelos proprietários de automóveis é um construto multidimensional (status e poder, dirigibilidade, responsabilidade corporativa, marca e tradição da montadora, valor de revenda e manutenção, durabilidade, espaço interno e capacidade do porta malas) que apresenta impactos sobre satisfação, arrependimento, comunicação boca a boca, confiança e orgulho.

Contribuições teórico-metodológicas: Esta pesquisa mede a percepção da qualidade dos automóveis em situações pós-compra, explorando não apenas atributos em qualidade de serviço, mas também o produto em si. Além disso, verificou-se que a percepção de qualidade afeta as dimensões comportamentais além da satisfação, como arrependimento, confiança, orgulho e comunicação boca-a-boca.

Relevância / originalidade: Este trabalho considerou tanto atributos tangíveis (por exemplo, espaço interno e capacidade do tronco) quanto intangíveis (por exemplo, poder e status, marca e tradição da empresa) percebidos pelos proprietários de automóveis. Além disso, investigar a percepção de qualidade no serviço e no produto ao mesmo tempo não é comum na literatura de comportamento do consumidor.

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Author Biographies

Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário Una

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Rodrigo Luiz Pinheiro de Oliveira, Universidade Fumec

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Giuliana Isabella, Insper

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Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade Fumec

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Published

2018-09-06

How to Cite

Souki, G. Q., Oliveira, R. L. P. de, Isabella, G., & Silva, J. T. M. (2018). Impactos da Qualidade Percebida Global no Comportamento dos Consumidores de Automóveis. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 444–458. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3843