Avaliação das Alternativas de Compra: Entre a Falsificação e o Original

Autores/as

  • Silvia Cressoni Gomes Universidade Paulista – UNIP
  • Suzane Strehlau Universidade Nove de Julho – PMDA/UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2274

Palabras clave:

Falsificação, Comportamento do consumidor, Regras de decisão, Óculos solares, Atributos.

Resumen

Este artigo aborda a avaliação do consumidor na compra de óculos solares entre as alternativas marca original ou falsificada. O objetivo é compreender como o consumidor avalia os critérios relacionados aos atributos, benefícios e também identificar se há algum tipo de regra de decisão utilizada. A metodologia é de caráter exploratório e qualitativo com uso de roteiro de entrevista numa amostra por julgamento com análise de conteúdo. Os resultados mostram que todos entrevistados reconhecem que os óculos falsificados são prejudiciais à visão por não apresentarem proteção solar aos raios ultravioleta. A regra de decisão utilizada que foi identificada é compensatória aditiva simples, isto implica que na avaliação do consumidor as dimensões negativas e positivas são consideradas pela sua quantidade. Embora a proteção solar nos óculos seja extremamente importante é em quantidade numericamente inferior aos atributos oriundos da marca como design e moda e o atributo físico da cor da lente. DOI: 10.5585/remark.v10i3.2274

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Biografía del autor/a

Silvia Cressoni Gomes, Universidade Paulista – UNIP

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI

Suzane Strehlau, Universidade Nove de Julho – PMDA/UNINOVE

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV/SP

Publicado

2012-02-14

Cómo citar

Gomes, S. C., & Strehlau, S. (2012). Avaliação das Alternativas de Compra: Entre a Falsificação e o Original. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(3), 46–66. https://doi.org/10.5585/remark.v10i3.2274