Marketing de Patentes à Inovação: Um Estudo Multicaso em Universidades Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2557Palabras clave:
Gestão da inovação, Marketing, Transferência de tecnologia, Propriedade intelectual, Núcleo de inovação tecnológicaResumen
Formas de tornar as patentes de universidades brasileiras em inovação têm sido discutidas tanto pela academia quanto pelos órgãos financiadores visando gerar, além de conhecimento, benefícios sociais e econômicos para a universidade e para a sociedade em geral. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo compreender as estratégias e práticas de marketing desenvolvidas por universidades brasileiras para a promoção e comercialização de registros de patentes, visando à inovação. O pressuposto para esta investigação é que a utilização das estratégias de marketing constitui um aspecto necessário e fundamental para o sucesso da transferência de patentes quando se vislumbra a inovação tecnológica. A pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa fundamentada em referencial teórico, documental, entrevistas e estudo multicaso. Após levantamento e análise dos dados envolvendo a UNICAMP, USP e UFMG na promoção e comercialização de seus registros de patentes, observou-se que as principais práticas de marketing identificadas foram: inventário e classificação de patentes, agentes de inovação, comunicação integrada de marketing, vitrine tecnológica, resumo executivo de patentes, promoção de eventos e visitas institucionais. Conclui-se ainda, no contexto do marketing na gestão da inovação na universidade, que o maior desafio é conseguir trabalhar a inovação radical e a incremental de forma diferente e simultaneamente, pois ambas são necessárias para o desenvolvimento científico e tecnológico a curto e longo prazo.Descargas
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Publicado
2014-11-06
Cómo citar
Malvezzi, F. de A., Zambalde, A. L., & Rezende, D. C. de. (2014). Marketing de Patentes à Inovação: Um Estudo Multicaso em Universidades Brasileiras. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 109–123. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2557
Número
Sección
Artigos