A Determinação do Orçamento da Comunicação de Marketing em Grandes Anunciantes

Autores/as

  • Fabiano Palhares Galão Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edson Crescitelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2828

Palabras clave:

Marketing, Comunicação de Marketing

Resumen

O objetivo do estudo é analisar os critérios e processos adotados pelas empresas para a determinação do orçamento da comunicação. De forma específica, pretende-se identificar como as empresas organizam o sistema de decisão do orçamento e lidam com os cortes de verba ao longo do processo de implementação das atividades promocionais. Os dados da pesquisa empírica foram coletados por meio de entrevistas em profundidade realizada com profissionais da área de comunicação de dez empresas pertencentes ao ranking dos 300 maiores anunciantes do Brasil. Como técnica de análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os principais resultados apontaram a pouca ou nenhuma participação do gestor da comunicação na decisão final do orçamento da área, a falta de critérios para justificar os cortes de verba durante o período promocional e a adoção por boa parte das empresas dos métodos de julgamento e percentual de vendas para determinar o valor do orçamento da comunicação.

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Biografía del autor/a

Fabiano Palhares Galão, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Administração pela FEA-USP. Docente da Faculdade de Administração, Ciencias Contábeis e Economia da UFGD

Edson Crescitelli, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela FEA-USP. Docente do PPGA-FEA-USP

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Galão, F. P., & Crescitelli, E. (2015). A Determinação do Orçamento da Comunicação de Marketing em Grandes Anunciantes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 335–349. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2828