Desempenho na Rede Social e Receita em Vendas: Efeito Moderador da Sazonalidade na Pequena Empresa Varejista
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3297Palabras clave:
Marketing, Rede Social. Sazonalidade. Pequena Empresa.Resumen
Gestores de pequena empresa têm recorrido às estratégias nas redes sociais com esperança de que o relacionamento junto aos consumidores conduza às vendas. Entretanto, a identificação de quais ações na rede social se relacionam com a receita não tem sido esclarecida. Ademais, essas ações podem agir sob efeito da sazonalidade da demanda, provocando oscilações nas vendas. A pesquisa averigua o efeito moderador da sazonalidade na relação entre o desempenho na rede social e a receita em vendas de uma pequena empresa. Realizou-se um estudo longitudinal com regressão em séries temporais tendo as dimensões do desempenho em rede social como variáveis preditoras, a receita em vendas como variável predita e as sazonalidades como moderadoras. O resultado revela que as dimensões de envolvimento e de quantidade de fãs da página da empresa são preditoras, mas em épocas distintas. O estudo auxilia na identificação dos períodos para que as estratégias nas redes sociais gerem resultado financeiro.