O Papel da Subjetividade na Construção da Identidade Metrossexual

Autores/as

  • Michele Araujo da Costa Oliveira Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Faculdade Boa Viagem (MPGE/FBV) e ASPER - Associação Paraibana de Ensino Renovado
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2210

Palabras clave:

Consumo Metrossexual, Identidades Pós-modernas, Pesquisa Qualitativa.

Resumen

Cada vez mais a questão da identidade tem sido debatida. As identidades que eram vistas como sólidas e fixas, hoje, com o “sujeito pós-moderno”, começam a se fragmentarem. Fala-se, assim, em identidade cultural, ou seja, o sujeito construído a partir do cultural e do ambiente que ocupa. A questão do gênero é uma dessas construções. Se antes se pensava a identidade de gênero como algo biológico, hoje é observado como construção cultural. Neste aspecto, algumas abordagens sobre gênero focam essa construção da identidade e a sua relação com o consumo, assim, o consumo passa a desempenhar papel central na construção das identidades. Tendo em vista esse novo panorama em relação à identidade observamos que, dentre dessas novas possibilidades de identidade de gênero, surge a identidade metrossexual. O presente estudo teve por objetivo compreender a construção da identidade metrossexual por meio do consumo. Para tal, realizamos entrevistas em profundidade com sujeitos identificados pelo seu comportamento de consumo metrossexual. Uma das conclusões a que chegamos foi a de que esta identidade tem na subjetividade um de seus elementos constituintes. O artigo apresenta e discute como a subjetividade se demonstra como elemento constituinte desta identidade pós-moderna. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2210

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC).

Publicado

2011-09-05

Cómo citar

Oliveira, M. A. da C., & Leão, A. L. M. de S. (2011). O Papel da Subjetividade na Construção da Identidade Metrossexual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 177–202. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2210