Processo de Compra e os Atributos de Loja Valorizados pelos Consumidores: Um Estudo Comparativo com Consumidores Paulistas

Autores/as

  • Helenita R. da Silva Tamashiro Docente da Uniesp-Faban e da Faculdade Reges de Ribeirão Preto - FEARP-USP
  • Ieda Pelógia Martins Docente do Centro Universitário Moura Lacerda- FEARP-USP
  • Janaina Moura Engracia Giraldi Docente do PPGA da FEARP-USP
  • Dirceu Tornavoi Carvalho Professor visitante da Inholland University, Holanda e da Vanderbilt University, EUA.

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2138

Palabras clave:

Atributos de loja, comportamento do consumidor, processo de compra.

Resumen

Diante do aumento da competição, aliado às incertezas políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, o setor varejista brasileiro vem passando por um processo de transformação conduzido, de um lado, pela própria pressão do mercado e, do outro, pela constante busca por sobrevivência. Nesse cenário, destaca-se a importância de se vislumbrarem preocupações relacionadas à congruência entre os atributos de loja valorizados pelos consumidores e aqueles oferecidos pelo varejista, já que esses atributos constituem fatores relevantes no processo de seleção e escolha da loja. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho foi identificar os atributos que sinalizam valor no processo de compra de cosméticos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo survey, a partir de uma amostragem não probabilística intencional com 400 respondentes residentes em uma cidade do interior paulista. Os resultados obtidos por meio da análise fatorial e da média aritmética ( ) para os fatores gerados evidenciaram a importância do atributo preço e promoção, tanto para os homens quanto para as mulheres. Mostraram ainda que não existem diferenças significativas entre homens e mulheres em relação aos atributos mais valorizados no processo de compra de cosméticos. DOI: 10.5585/remark.v8i2.2138

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Biografía del autor/a

Helenita R. da Silva Tamashiro, Docente da Uniesp-Faban e da Faculdade Reges de Ribeirão Preto - FEARP-USP

Doutoranda em administração pela FEARP-USP

Ieda Pelógia Martins, Docente do Centro Universitário Moura Lacerda- FEARP-USP

Mestranda em Administração pela FEARP – USP.

Janaina Moura Engracia Giraldi, Docente do PPGA da FEARP-USP

Doutora em Administração pela FEA/USP, Master of Science in Marketing pela KULeuven (Bélgica

Dirceu Tornavoi Carvalho, Professor visitante da Inholland University, Holanda e da Vanderbilt University, EUA.

Doutor em Administração pela FEARP-USP.

Publicado

2010-03-26

Cómo citar

Tamashiro, H. R. da S., Martins, I. P., Giraldi, J. M. E., & Carvalho, D. T. (2010). Processo de Compra e os Atributos de Loja Valorizados pelos Consumidores: Um Estudo Comparativo com Consumidores Paulistas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(2), 160–187. https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2138