Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos

Autores/as

  • Vanessa Pilla Galetti Bretas ESPM
  • Thelma Valéria Rocha ESPM
  • Eduardo Eugênio Spers ESPM - ESALQ/USP
  • Pedro Lucas de Resende Melo Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139

Palabras clave:

Gestão Internacional, Internacionalização de franquias, Marketing Internacional.

Resumen

Objetivo: Este artigo tem como objetivo investigar as influências da seleção de parceiros e do desenvolvimento de relacionamentos na escolha do modo de governança em franchising internacional.

Metodologia/abordagem: Aplicando uma metodologia qualitativa com método estudo de caso múltiplo, baseado em dez entrevistas em profundidade com gestores das empresas e especialistas, foram elaborados três estudos de caso, nos quais comparam-se as estratégias de internacionalização adotadas por redes de franquias.

Principais resultados: Os resultados obtidos permitiram observar que a seleção de parceiros e relacionamentos influenciam a escolha do modo de governança. Os relacionamentos também são um fator de influência para a seleção de parceiros. A partir destas conclusões, foi possível propor um modelo integrativo das relações estabelecidas entre seleção de parceiros, relacionamentos e modo de governança.

Contribuições teóricas/metodológicas: Apesar de ser citado como uma opção de entrada em mercados internacionais, ainda há poucos estudos que investigam modos de governança em franchising internacional. Este artigo contribui para a academia ao explorar temas apontados como prioritários para o franchising e atender a sugestões de pesquisas propostas em estudos anteriores.

Relevância/originalidade: O modelo proposto sugere que as redes de franquias considerem os relacionamentos e parceiros locais na construção de arranjos e combinações mais complexas de modos de governança em mercados estrangeiros, identificando oportunidades coerentes com sua estratégia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Pilla Galetti Bretas, ESPM

Doutoranda em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Administração no Programa de Gestão Internacional da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui especialização em Inteligência de Mercado pela Fundação Instituto de Administração (2012) e graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010).

Thelma Valéria Rocha, ESPM

Doutora em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Mestre em Administração Mercadológica pela EAESP/ FGV com especialização em International Business pela Stockholm School of Economics (SSE) Suécia. Atua como docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) e do Programa de Mestrado em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM.

Eduardo Eugênio Spers, ESPM - ESALQ/USP

Pós-doutor pela University (WUR), Netherlands, em 2011 e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente (2017) é bolsista produtividade do CNPq (Nível 2), professor Associado da Universidade de São Paulo - campus ESALQ e professor do PMDGI da ESPM.

Pedro Lucas de Resende Melo, Universidade Paulista

Professor Titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista, Pós-Doutor em Administração pelo PMDGI/ESPM, Doutor em Administração pela FEA/USP. Áreas de interesse: Redes de Franquias, Estratégia, Internacionalização e Empreendedorismo

Publicado

2020-05-05

Cómo citar

Galetti Bretas, V. P., Rocha, T. V., Spers, E. E., & de Resende Melo, P. L. (2020). Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(1), 150–173. https://doi.org/10.5585/remark.v19i1.17139

Número

Sección

Artigos