Hoje é dia de postar? Um estudo cross-cultural no Twitter

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17668

Palabras clave:

Mídias sociais, Engajamento, Dia da postagem, Twitter, Cross-cultural

Resumen

Objetivo:  O estudo teve como objetivo analisar o efeito do dia da semana no engajamento dos usuários no Twitter.

Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, conclusiva, descritiva, com coleta de dados por observação e análise via estatística descritiva e Teste-T. Foram analisadas 51.967 postagens realizadas por 45 dos perfis profissionais com maior número de seguidores de cinco países (Argentina, Brasil, Canadá, EUA e México) em um período de 24 meses.

Originalidade/Relevância: O estudo busca aprofundar sobre o engajamento em mídias sociais, em especial, o Twitter. Os resultados encontrados indicam a existência dos efeitos do dia da postagem e o país do perfil no engajamento de usuários no Twitter.

Resultados: Os resultados revelaram que sábado e domingo possuem menor média de postagens, porém, apresentam maior média nas duas variáveis de engajamento. Observou-se diferença estatística significativa e positiva na variável retweet em postagens no final de semana. Já a variável favorite não apresentou diferença estatística. Os resultados mostram diferenças no comportamento dos usuários nos cinco países em relação ao engajamento.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo avança na literatura acerca da influência do dia da semana no engajamento e das diferenças culturais entre países no engajamento.

Contribuições gerenciais/sociais: Gerencialmente, o estudo oferece insumos para o planejamento de postagens pelos profissionais de marketing visando maior engajamento numa plataforma de mídia social focada em textos, de acordo com o dia e o país em que o conteúdo é disponibilizado.

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Biografía del autor/a

João Coelho Soares, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Administração

Martin de La Martiniere Petroll, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Administração

Ricardo Limongi França Coelho, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas -EAESP/FGV

Doutor em Administração

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Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Soares, J. C., Petroll, M. de L. M., & Coelho, R. L. F. (2021). Hoje é dia de postar? Um estudo cross-cultural no Twitter. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(3), 496–517. https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17668

Número

Sección

Artigos