Hoje é dia de postar? Um estudo cross-cultural no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17668Palabras clave:
Mídias sociais, Engajamento, Dia da postagem, Twitter, Cross-culturalResumen
Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar o efeito do dia da semana no engajamento dos usuários no Twitter.
Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, conclusiva, descritiva, com coleta de dados por observação e análise via estatística descritiva e Teste-T. Foram analisadas 51.967 postagens realizadas por 45 dos perfis profissionais com maior número de seguidores de cinco países (Argentina, Brasil, Canadá, EUA e México) em um período de 24 meses.
Originalidade/Relevância: O estudo busca aprofundar sobre o engajamento em mídias sociais, em especial, o Twitter. Os resultados encontrados indicam a existência dos efeitos do dia da postagem e o país do perfil no engajamento de usuários no Twitter.
Resultados: Os resultados revelaram que sábado e domingo possuem menor média de postagens, porém, apresentam maior média nas duas variáveis de engajamento. Observou-se diferença estatística significativa e positiva na variável retweet em postagens no final de semana. Já a variável favorite não apresentou diferença estatística. Os resultados mostram diferenças no comportamento dos usuários nos cinco países em relação ao engajamento.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo avança na literatura acerca da influência do dia da semana no engajamento e das diferenças culturais entre países no engajamento.
Contribuições gerenciais/sociais: Gerencialmente, o estudo oferece insumos para o planejamento de postagens pelos profissionais de marketing visando maior engajamento numa plataforma de mídia social focada em textos, de acordo com o dia e o país em que o conteúdo é disponibilizado.
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